quinta-feira, 15 de abril de 2021

“A Ópera de Três Vinténs” – peça de Bertold Brecht musicada por Kurt Weill – “Dueto do Ciúme” – no texto da peça


O “Dueto do Ciúme” não é interpretado na produção cinematográfica. Aliás, Lucy também não aparece no filme. Como afirmamos anteriormente, a filha de Brown foi visitar o Navalha na prisão... Ele havia aprontado com ela num passado não tão remoto e certamente se comprometera a juntar-se maritalmente a ela. A moça ficou sabendo de seu envolvimento com a filha dos Peachum e de sua posterior prisão. Portanto em sua visita esperava falar-lhe poucas e boas.
Como vimos, o bandido não ficou nem um pouco abalado com a gritaria de Lucy ou com suas ofensas... Pelo contrário! Primeiro negou ter se casado com Polly, depois disse-lhe que estava disposto a fazer de tudo para proporcionar-lhe tranquilidade... Até se casaria com ela, se essa fosse a sua condição.
O que ele não esperava era a chegada de Polly. Por sua postura e pelo modo como falou ao Navalha, Lucy não teve dúvida de que ele havia mesmo se casado com a filha dos Peachum. Então começou a atacar a outra com várias grosserias e, como adiantamos ao final da última postagem, Polly não deixou por menos e a respondeu com os mesmos ataques e desacatos.
(...)

“Dueto do Ciúme”

“Lucy – Venha cá, oh bela do Soho!
Quero ver suas pernas formosas!
Eu adoro ver coisas tão finas,
Que não acho em outras meninas!
Dizem que por você meu Mac perde a cabeça!
         Polly – Dizem mesmo? Dizem mesmo?
Lucy – Isso é mesmo muito engraçado!
         Polly – É mesmo? É mesmo?
Lucy – Era só o que me faltava.
         Polly – Era só o que te faltava?
Lucy – Que Mac te desse uma cantada.
         Polly – Que Mac me desse uma cantada?
Lucy – Há, há, há, ninguém te liga,
Seu bagulho de uma figa!
         Polly – Espere só e verá.
Lucy – Espere só e verá.
         *As duas – Mackie e eu vivemos quais pombinhos,
         Ninguém vai me roubar os seus carinhos.
         Não acredito nessa,
         Que ele perca a cabeça
         Por um bagulho desses!
         É ridículo!

         Polly – Sim, sou a bela do Soho,
         Dizem que tenho pernas formosas!
Lucy – Serão essas?
         Polly – Uns adoram ver coisas tão finas
         Que não acham nas outras meninas!
Lucy – Sua merda!
         Polly – Merda é você!
         Sim, por mim meu homem já perdeu a cabeça!
Lucy – Já perdeu? Já perdeu?
         Polly – Isso é mesmo muito engraçado!
Lucy – É mesmo? É mesmo?
         Polly – Era só o que me faltava.
Lucy – Era só o que te faltava?
         Polly – Que ele não me ligasse.
Lucy – Que ele não te ligasse?
         Polly (dirigindo-se ao público) – Vocês acham que ninguém me liga:
         Eu, bagulho de uma figa?
Lucy – Espere só e verá.
         Polly - Espere só e verá.
         *As duas – Mackie e eu vivemos quais pombinhos,
         Ninguém vai me roubar os seus carinhos.
         Não acredito nessa,
         Que ele perca a cabeça
         Por um bagulho desses!
         É ridículo!”

Leia: “A ópera de três vinténs”. Editora Paz e Terra.
Indicação do filme (14 anos)
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas