sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

“Meu avô africano”, de Carmen Lucia Campos – uma sugestão de leitura com a temática “africanidades para crianças” – Proposta de Aulas

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2015/01/meu-avo-africano-de-carmen-lucia-campos.html antes de ler esta postagem:

As atividades propostas para estas aulas podem contemplar recorte de conteúdos a partir dos tópicos História; Cidadania; Ética; Diversidade Cultural.

Objetivos: a partir do estudo de Meu Avô Africano, de Carmen Lucia Campos (São Paulo, Panda Books - 2014) e análise das ilustrações de Laurent Cardon (contidas no livro) pretende-se:
* Possibilitar a reflexão sobre o escravismo no Brasil do século XIX;
* Analisar as diferenças entre a imigração europeia e a transferência compulsória a que africanos foram submetidos;
* Garantir o debate acerca da diversidade cultural de nosso povo e da valorização dos vínculos de nossa identidade com a África e os descendentes de africanos.

Principal expectativa: Valorizar Atitudes de Respeito à Diversidade Étnica e Cultural.

Três aulas: Leitura compartilhada de Meu Avô Africano, de Carmen Lucia Campos (São Paulo, Panda Books - 2014) e análise das ilustrações de Laurent Cardon (contidas no livro); registros de síntese das discussões do grupo.
Duas Aulas: Leitura de fragmentos selecionados e discussão em torno de questões propostas para elaboração de síntese de respostas (duplas).

(...)

Anexos – Fragmentos e Questões:

Trechos do livro:

O vô Zinho disse:
“Quando você nasceu, fiquei muito feliz. Você foi o primeiro neto da família. Sua mãe me deu a honra de escolher o seu nome. (...) Eu queria uma palavra que lembrasse a terra de seus antepassados... Finalmente encontrei Iori, de origem africana”... “Iori quer dizer ‘a força da luz’”.
“A gente come feijoada, moqueca e bobó, dança samba, faz batucada, joga capoeira e nem lembra que tudo isso tem a ver com os escravos africanos”.

A Tia explicou que:
“senzala era o lugar onde os escravos viviam antigamente. Era um local muito apertado, sujo, sem janelas”...
“O baobá é uma árvore imensa que vive até 6 mil anos e pode ficar mais alta que um prédio de 10 andares! Ela é sagrada no Senegal e em outros países africanos”.
“Os europeus e asiáticos escolhiam vir para o Brasil e eram pagos pelo seu trabalho. Já os africanos eram comprados em sua terra como mercadoria, Viajavam em navios superlotados, sujos e recebiam pouca comida e água. Muitos morriam durante a viagem e os que chegavam estavam bem fracos e doentes e viravam escravos, sem qualquer direito”.
Os escravos se revoltavam... “Eles iam para o meio do mato e lá formavam comunidades, os quilombos, onde voltavam a ter liberdade e podiam seguir novamente sua religião, seus costumes, que os senhores, os ‘seus donos’, proibiam”.
“A África não é só o lugar de miséria que mostram na televisão. Ou de pessoas com roupas coloridas que cantam e dançam com muito ritmo. Tem muito mais lá do que selvas e caçadas de leões e elefantes. Há uma cultura rica e muita história. Os primeiros homens que surgiram na Terra nasceram no continente africano”.

Vítor concluiu:
“Depois de fazer o trabalho para a escola, mudei de opinião sore a África. Percebi que a terra dos meus antepassados é muito bonita e importante de verdade. Comecei a perceber que há negros famosos não só no futebol. Há cantores, músicos, atores, top models e até presidente dos Estados Unidos!”

Questões
Consulte os registros elaborados durante as discussões e os fragmentos selecionados.

1) Há uma parte da história em que a família de Vítor viaja para o litoral.
Ao passarem pela Rodovia dos Imigrantes, a tia Jô explica que o nome da estrada é uma homenagem aos imigrantes que vieram ao Brasil para trabalhar (deu exemplos: espanhóis,  portugueses, italianos, japoneses entre outros).
Os africanos transferidos para o Brasil também podem ser considerados imigrantes? Por quê?

2) Vô Zinho e Tia Jô ajudaram Vítor a pesquisar sobre a Nigéria e alguns outros países da África.
Vítor pensava que a África fosse um lugar de miséria, pobreza e gente cantando e dançando com roupas coloridas.
Por que as pessoas quase sempre pensam isso sobre a África?

3) Vítor descobriu muitas coisas sobre a Nigéria e a África que ele não conhecia, cite algumas.

4) Cite algumas tradições brasileiras que foram introduzidas pelos africanos.

5) Quais informações mostram que os escravos tinham razão em se revoltar? Explique qual era a forma mais comum de revolta dos escravos.

6) Qual das explicações dadas pela Tia Jô você achou mais interessante? Por quê?

Leia: Meu Avô Africano. Panda Books.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas