sexta-feira, 1 de abril de 2011

Um exercício sobre o texto "Racismo", de Luiz Fernando Veríssimo

Para hoje estou postando um dos exercícios propostos para a reflexão sobre o texto de Luis Fernando Veríssimo em http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/03/texto-de-luis-fernando-verissimo.html. Na sequência segue uma resposta:



No texto Racismo de Luís Fernando Veríssimo o patrão (tipo branco) nega, o tempo todo, a existência do racismo apesar de estar sendo racista. Faça uma relação entre a atitude do patrão e a ideia da democracia racial no Brasil. Reflita as estratégias do “silenciamento” brasileiro em relação à afirmação da existência do racismo no Brasil, através da construção do mito da democracia racial contextualizando historicamente seu surgimento.

Resposta: Há várias afirmações do patrão que revelam-nos a sua condição racista, ao mesmo tempo em que quer fazer crer que em nada tem a ver com o racismo, vilipendia o seu interlocutor. Poderíamos citar diversas frases que “escancaram” essa verdade. O tipo de tratamento dispensado exemplifica muito bem o que ocorre em nossa sociedade. Diversas são as situações em que o “sujeito suspeito” de algo errado é sempre aquele identificado imediatamente aos estereótipos formalizados e atribuídos aos pobres, aos que “não têm estudo”, aos negros. Mas há sempre aquela situação em que o negro é valorizado, notadamente se é bem sucedido, se sabe fazer graça, e assim por diante. Sabemos que, à época do advento da República, já quiseram “apagar” as provas de que o Brasil viveu o escravismo e que legislações foram feitas para favorecer o “branqueamento” da população com a entrada e “nacionalização” de europeus.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas