domingo, 16 de janeiro de 2011

Paz para escrever

Chega de tratar das tempestades... Nossa mente precisa de tranquilidade para produzir os textos e as reflexões.

Quem fará aniversário por esses dias é João Ubaldo Ribeiro (23/01). Deste autor baiano li O feitiço da Ilha do Pavão, um texto bem humorado e muito interessante. Talvez o releia algum dia só para escrever um pouco sobre ele aqui... Lembro-me de várias situações que me levam a citá-lo aos alunos, sobretudo uns trechos em que a História do lugar é contada de diferentes modos, dependendo de quem faz a narrativa (os poderosos, ou os que sofriam dominação). Lembro que o texto se desenvolve de modo fácil e muito agradável... O povo brasileiro aparece representado nas diversas personagens. São índios, colonizadores, quilombolas... Uma revolta: a Batalha do Borra-Bota.

Jõao Ubaldo é mais lembrado por outros títulos (Viva o Povo Brasileiro; Sargento Getúlio; O Sorriso do Lagarto, por exemplo). Escritor premiadíssimo que é, também integra a Academia Brasileira de Letras. Está de férias em Itaparica, onde nasceu. Ontem eu e minha mulher ouvimos uma entrevista dele na CBN e passamos a conversar sobre uma ocasião em que ele foi perguntado sobre se estaria pensando em escrever algo. De modo brincalhão, respondeu que se não o envolvessem em outros afazeres (as entrevistas - como aquela - solicitadas devido a uma honraria recebida) poderia escrever mais.

Pois é bem isso aí mesmo... Gostamos de escrever, mas precisamos de sossego, concentração e paz para refletir e rabiscar (ou digitar) umas linhas.

Um abraço,

Prof.Gilberto

Páginas