terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Caderno de desenho

No meio de uma das estantes de meu “gabinete” está este caderno de desenhos. Faz tempo que não faço uns rabiscos nele... Sempre apreciei essa arte de representar o mundo ou abstrações em telas, papel cartão... Falta aptidão, mas arrisco os traços.
Quem me conhece sabe que em várias ocasiões, algumas tensas, outras risíveis como certas reuniões, sou flagrado fazendo desenhos com o lápis nº2 em alguma folha (normalmente no caderno de anotações ou numa agenda). Pode ser que isso funcione como uma “válvula de escape”... Não sei.

Em conversa com alguns alunos do Fundamental II faço referências a este caderno aí, mas nunca ocorreu de levá-lo para a escola, como diversas vezes prometi. Acho que a exposição de alguns desenhos neste espaço já contempla a curiosidade.

Os primeiros desenhos são de um tempo de muita tristeza para mim, acho que o caderno me ajudou a deixar certas preocupações de lado. Cheguei mesmo a arriscar pinceladas em telas. Adquiri todo o material: tintas, paleta, líquido secante, lápis diversos, carvãozinho e até um cavalete desmontável próprio para pinturas ao ar livre...

Depois que a Mariana nasceu em 2001 acabei me desfazendo de todo o material, sobretudo porque não tinha um ambiente adequado para armazenar o material carregado de químicas. Também fui deixando o caderno de lado... Mas aqui no blog, eventualmente, vou expor alguns desenhos. Quem sabe eu não retome essas já amareladas folhas?

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas