quarta-feira, 7 de maio de 2014

Filme: Zuzu Angel - Primeira Parte

Também há o muito bom filme sobre Zuzu Angel dirigido por Sérgio Rezende (2006)... Ele complementa a exposição... Quem já assistiu pode confirmar que a exposição nos remete a ele. Os estudantes que visitaram a exposição têm essa orientação.

É Patrícia Pillar quem interpreta Zuzu. Ela e os demais atores estão muito bem em seus papéis (Daniel de Oliveira, Luana Piovani e Leandra Leal interpretam respectivamente Stuart Angel, a então modelo Elke Maravilha e Sônia, que se casou com Stuart).

No início vemos Zuzu preocupadíssima porque já se percebe perseguida por algozes da ditadura... Ela escreve a Chico Buarque de Holanda sobre suas suspeitas de que pretendem eliminá-la, e que tem certeza de que os mesmos que assassinaram Stuart também tinham interesses de matá-la.
Então, podemos dizer que o filme começa com a situação dos estertores da vida de Zuzu em meados de abril de 1976... Na sequência Zuzu sofre uma perseguição. Ela estava em seu karmanghia azul, quando um motoqueiro a alcançou e passou-lhe um envelope contendo documentos... Essa cena é apresentada logo no começo, e somos tentados a imaginar que seu desfecho será o atentado que colocou a vitimou em 1976...
Mas não é essa a sequência.

O filme segue registrando uma ocasião em que Zuzu, prevendo o seu dramático fim, se retirou num hotel de sua cidade natal (Curvelo) para gravar os fatos que marcaram os fatos de sua vida numa fita cassete... Assim, ela deixou gravado este depoimento que relata a sua história, passando pelo casamento com o americano Norman Jones, o nascimento de seus filhos (Stuart Jones, Hildergard e Ana Cristina), a separação e o modo como buscou na confecção de roupas a sobrevivência da família...

O filme segue...
As cenas têm uma sequência que não obedece à ordem cronológica... Mesmo assim, os acontecimentos são apresentados de modo a facilitar os dramas vivenciados por Zuzu... Notamos que a partir de uma pequena oficina, aos poucos, ela se destacou no cenário da moda... Cada vez mais ela recebia encomendas, inclusive do exterior.


A fase final da infância de Stuart foi marcada pelo preconceito de outras crianças. Simplesmente pelo fato de ser filho de uma mulher separada, os outros garotos o evitavam nas brincadeiras... A mãe ocupada com o trabalho para a subsistência da família não deixava de notar as carências do pequeno.
Rezende não deixou de destacar as atividades do Stuart remador do Clube de Regatas Flamengo, pelo qual se tornou bicampeão carioca.
Já universitário, Stuart se engajou no movimento estudantil, alimentando os sonhos de uma sociedade justa, igualitária e livre da ditadura que assolava o país... Foi assim que se envolveu com Sônia, que viria a se tornar sua esposa em agosto de 1968. Zuzu preocupava-se com o engajamento dos dois, que questionavam a sua posição política e como se posicionava perante a realidade do país e os abusos do “imperialismo norte-americano”.

Ela não sabia que o filho participava de ações com o capitão Lamarca (interpretado por Paulo Betti no filme)...
Mais sobre o filme em http://wwws.br.warnerbros.com/zuzuangel/
Indicação (14 anos)
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/05/filme-zuzu-angel-segunda-parte.html
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas