quarta-feira, 15 de outubro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – J.R, Isidore desce os degraus até o apartamento em que uma televisão transmite Buster Gente Fina; difícil primeiro contato com a nova moradora do prédio

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/10/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_15.html antes de ler esta postagem:

Precisamos retornar ao início do dia de J.R. Isidore...
Graças a ele conseguimos entender um pouco da fusão que os praticantes do mercerismo realizavam com Wilbur Mercer (ver http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/09/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_29.html)...
Vimos que ele vivia num abandonado e gigantesco prédio, e que costumava manter a televisão funcionando para não ter de experimentar o silêncio avassalador. Vimos também que, antes de se retirar para o seu trabalho como motorista do Hospital Van Ness para Bichos de Estimação, J.R. foi surpreendido por sons que indicavam a presença de alguém que tinha acabado de se instalar no edifício.
Isidore queria estabelecer contato com o vizinho recém-chegado... Escolheu um tablete de margarina para presenteá-lo e, assim, iniciar um bom convívio. Enquanto descia os degraus lembrava-se a todo instante de que não podia dar a entender que era um “cabeça de galinha” porque isso poderia provocar a rejeição do outro.
(...)
Conforme se aproximava do apartamento de onde saía o som de televisão, Isidore conseguia identificar mais nitidamente a transmissão... Ouvia a familiar voz de Buster Gente Fina anunciando as informações obtidas junto ao satélite Mongoose... Por volta do meio-dia ocorreria tempestade radioativa... O locutor garantia que dentro de dez horas os ouvintes teriam uma grande e bombástica revelação... É por isso que lembrava a todos de avisarem aos amigos para não perderem a sintonia...
(...)
Isidore chegou à porta. Com batidas firmes anunciou-se... Mas no mesmo instante notou que o aparelho de televisão foi desligado. Ele percebeu nitidamente que alguém se movimentara a um canto escondido do cômodo principal... É claro que o novo morador não pretendia nenhum contato.
J.R. não desanimou... Disse em voz alta que morava mais acima e que havia ouvido o som da TV... Estava ali porque gostaria de conversar... Não obteve resposta, então falou que tinha trazido um pouco de margarina... Disse como se chamava e que trabalhava “para o famoso veterinário sr. Hannibal Sloat”... Falou que era um tipo respeitado, que dirigia caminhão e tudo mais...
De repente uma fresta surgiu e ele pôde notar que era uma garota (encolhida e desalinhada) que estava tentando se esconder ao mesmo tempo em que forçava a porta... “Seus olhos, enormes e vidrados, fixaram-se nele”... Ela parecia querer sorrir, talvez estivesse bem nervosa.
Isidore compreendeu o pavor da outra e perguntou se ela achava que ninguém morasse no prédio... Timidamente ela respondeu “sim”... Isidore a tranquilizou dizendo que era bom ter vizinhos... A moça se animou a perguntar se não havia outros no grande prédio... Isidore respondeu que era o único, e destacou que "isso,fora ela”.
(...)
Ele notou que o tipinho tinha cabelos escuros e escorregadios. Seus cílios longos destacam os belos olhos... Era pequena... Uma figura agradável... Olhou por cima de seu ombro e viu que o apartamento estava uma bagunça só, mas isso não era de se estranhar porque todos os demais apartamentos do prédio estavam naquelas condições... E ainda devia considerar que a moça acabara de chegar... E isso explica haver peças de vestuário largadas pelo chão... Ela estava apenas de pijama...
(...)
Isidore percebeu que seu método de tempos anteriores à grande guerra não surtiam nenhuma reação positiva da jovem, que parecia não conhecê-los... Ela nem mesmo parecia saber para que servia a margarina!
(...)
Tentando mudar de tática, puxou assunto a respeito do Buster Gente Fina... Perguntou se ela gostava de assisti-lo, pois ele mesmo não se cansava de ver o seu programa... Pelo menos até que sua televisão pifasse.
Mas a mocinha estranhou a pergunta... Ela não tinha a menor ideia de quem fosse o tal Buster... De sua parte, Isidore estranhou que alguém pudesse não conhecer o famoso comediante. Então perguntou de onde ela tinha vindo.
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas