domingo, 12 de outubro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – finalização da entrevista com Rachael Rosen, androide; irritação de Eldon e da "sobrinha"

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/10/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_11.html antes de ler esta postagem:

A situação proposta na sequência colocava Rachael na condição de engravidada por um tipo que havia lhe prometido casamento... No entanto ele decidiu fugir com outra mulher... A reação dela era fazer um aborto.
(...)
Mais uma vez Rachael interrompeu a narrativa de Deckard, garantindo que “nunca faria o aborto”... E argumentou que a pena para este crime era a prisão perpétua... Ele devia saber!
Os ponteiros apresentaram grande oscilação na “faixa vermelha”... O tira perguntou sobre como ela sabia a respeito das dificuldades de se praticar um aborto... Rachael disse que todos sabiam a respeito daquela situação de delito e da vigilância da própria polícia...
Deckard demonstrou espanto ao dizer que as palavras da depoente pareciam manifestar uma experiência pessoal (!)... Ele viu que os ponteiros percorreram “larga faixa dos mostradores”.
(...)
Deckard apresentou mais dois outros casos...
No primeiro, um homem a convidava a visitar o seu apartamento.
Enquanto bebessem, Rachael observaria a decoração do quarto do tipo... Ali poderia contemplar cartazes de touradas até que ele a seguraria pela cintura.
Rachael interrompeu querendo saber o que é um cartaz de tourada... Deckard explicou em linhas gerais a respeito do toureiro e sua capa, o touro e seus chifres... Era evidente que a moça não tinha a menor ideia do que se tratava... Então ele perguntou a sua idade...
Dezoito anos... Ela respondeu... Na sequência quis que ele completasse a situação que começou a apresentar... Quis saber o que o homem disse logo que tomou a sua cintura... Mas Deckard perguntou se ela sabia como é que as touradas terminavam.
A moça apenas poderia supor que ao final de uma tourada alguém se machucasse... Ele explicou que ao término do espetáculo o touro acabava morto... Disse isso enquanto observava os ponteiros, que tiveram movimentação insignificante.
No segundo e último caso, ela estaria assistindo a um filme de antes da grande guerra... A cena é sobre um banquete em que as pessoas comem ostras cruas.
Rachael manifestou repugnância... Deckard viu que os ponteiros tiveram leve oscilação.
A seguir ele revelou o prato de entrada: “cão cozido recheado com arroz”...
Como a oscilação dos ponteiros tivesse sido ainda menor, Deckard quis saber se ela considerava ostras cruas ”mais aceitáveis” do que o cão servido cozido... Rachael exclamou que não...
(...)
Depois disso, Deckard foi desligando os instrumentos e retirando o adesivo da bochecha de Rachael... Fez os movimentos necessários enquanto sentenciava que ela se tratava de um androide... Era exatamente isso o que o Teste Voigt-Kampff garantia... Comunicou também a Eldon Rosen, que apresentava uma aparência raivosa e contorcida. A ele perguntou se, de fato, estava correto...
O tipo idoso não respondeu imediatamente... Deckard argumentou que também para a empresa era importante saber que o Teste Voigt-Kampff funcionava plenamente.
(...)
Eldon Rosen foi enfático ao garantir que a sobrinha não era androide coisa nenhuma... Rick Deckard assumiu posição e objetou... Rachael perguntou por que o tio mentiria, e emendou que se fosse o caso contrário teriam interesse em mentir...
Deckard a olhou e disse que solicitaria uma análise da medula óssea dela... É claro que se tratava de algo dolorido, e também de resultado não imediato, mas o exame era eficiente e tiraria qualquer dúvida que ela alimentasse.
Rachael argumentou que legalmente não podia ser obrigada a se submeter ao exame... Sujeitar-se ao exame equivaleria a produzir provas de autoincriminação... Ela emendou que o Teste Voigt-Kampff podia ser aplicado nos “especiais”, que tinham de ser constantemente testados...
Bastante irritada, Rachael disse que o teste estava mesmo terminado... E era apenas nisso que Deckard acertara...
Levantou-se abruptamente.
De mãos na cintura, posicionou-se de costas para o investigador.
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas