domingo, 26 de outubro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – só mesmo um especialista poderia eliminar os Nexus-6; Luba Luft recebe Deckard em seu camarim e o enche de indagações; Deckard tinha certeza de que não era um androide?

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/10/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_90.html antes de ler esta postagem:

Deckard conseguiu identificar Luba Luft, o terceiro humanoide Nexus-6 em seu caminho... O primeiro havia sido Rachael... Polokov, o segundo, estava “devidamente aposentado”...
Luba Luft estava ensaiando “A Flauta Mágica”... Interpretava Pamina e cantava sublimemente... Não havia como não reconhecer que a Rosen caprichava na programação de seus robôs... Ela era o terceiro Nexus-6 com o qual teria algum contato, o segundo de sua lista de caçados.
Ao observar a perfeição daquelas máquinas, Deckard constatava que a atuação de um especialista como ele era mesmo necessária... O padrão dos antigos q-40, da Derain Associados, era bem inferior...
Mas isso havia ficado para trás e no momento precisava definir como se aproximar da srta. Luft. Certamente o que tinha a fazer era seguir ao camarim logo após o fim do ensaio.
(...)
Em várias línguas o maestro anunciou aos músicos e cantores que o ensaio seria suspenso por cerca de uma hora e meia...
Deckard chegaria até ela... Não poderia eliminá-la imediatamente porque devia atestar através do teste Voigt-Kampff que de fato Luba Luft era um androide... Isso demandava organizar os seus aparelhos conectá-la a eles, e ainda submetê-la às questões.
Um figurante informou-lhe onde poderia encontrar a cantora lírica... O moço apontou para uma porta onde havia a identificação... Deckard bateu e foi autorizado a entrar.
Luba estava diante da penteadeira e sobre os joelhos sustentava uma “partitura encadernada”, onde fazia registros com caneta... Deckard notou que sua maquiagem tornava seus olhos amendoados ainda mais evidentes... Ela perguntou quem era e o que desejava... Salientou que
estava ocupada.
Deckard ousou começar afirmando que ela era comparável a Schwarzkopf... Luba Luft nada disse a respeito dessa consideração e exigiu que ele se identificasse...
Rick mostrou o seu registro do Departamento de Polícia de São Francisco... Ela quis saber o motivo de sua aparição... Ele explicou que havia sido enviado para aplicar um teste padrão de perfil personalizado nela... Esclareceu que não demoraria...
Luba Luft demonstrou certa irritação... Perguntou se aquilo era realmente necessário, pois estava ocupada... Enquanto Deckard organizava o equipamento, disse que sim, era necessário realizar aquele teste... Ela quis saber se era teste de Q.I e ele revelou que se tratava de um teste de empatia... Disse que lhe mostraria algumas fotografias e faria algumas perguntas... Enquanto dava essas explicações, colou o adesivo com os fios conectados aos indicadores em seu rosto.
Depois Deckard ajustou “o ângulo do emissor do feixe de luz” e Luba perguntou-lhe se pensava que ela era uma androide... Emendou que nunca estivera em Marte e que nunca havia visto um androide... A moça estava nitidamente nervosa ao dizer que se ele sabia que existia algum androide no elenco, ela mesma “teria prazer em ajudá-lo”... Quis mostrar que, evidentemente, não se ofereceria a colaborar se fosse realmente uma androide.
Deckard disse que uma das indicações que revelavam o androide era exatamente o não se importar com o que ocorreria a outro de sua espécie... Luba Luft respondeu que, sendo assim, ele mesmo poderia ser um androide... Ora, o trabalho dele era matar androides como “caçador de recompensas”... Ele já havia se submetido ao teste que queria iniciar com ela?
Ele respondeu que tinha se submetido ao teste na época em que começou o trabalho no Departamento... A srta. Luft disse que aquilo que ele falava bem poderia ser produto de uma “memória falsa” como a que implantavam nos androides... A moça argumentou que poderia ser que ele, em sua desesperada condição de androide, tivesse assassinado um caçador vinculado ao departamento de polícia e, em seguida, tomado o seu lugar...
Deckard cortou o assunto subitamente... Disse que deviam começar logo o teste... Mas ela respondeu que se submeteria ao exame se ele próprio fosse examinado antes dela. Argumentou que isso seria justo.
O especialista ficou sem saber o que dizer.
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas