segunda-feira, 13 de outubro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – Eldon convence Deckard de que o exame falhara; novas entrevistas com os selecionados são desnecessárias; a pobre Rachael, humana, viva confinada no prédio da Rosen; Rick Deckard recolhe seu equipamento e é com alívio que reconhece que o teste serviu para evitar que o pior ocorresse

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/10/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_12.html antes de ler esta postagem:

A afirmação de Deckard a respeito de Rachael ser um androide foi bombástica... Nem ela nem Eldon Rosen aceitaram o diagnóstico. Mostraram-se muito irritados e sustentaram que o Teste dera em erro grosseiro... Uma fraude... Deckard manteve a calma e disse que solicitaria um exame da medula de Rachael para que o resultado fosse confirmado ou refutado cientificamente.
(...)
Eldon Rosen não quis discutir a respeito do exame a que o outro aludia... Este não era a questão... Ele queria sustentar e relatar a respeito da falha absurda do Teste Voigt-Kampff.
Como que a justificar o erro da Escala, o velho argumentou que sua sobrinha havia nascido a bordo da “Salander 3”... Durante quatorze anos ela absorvera os ensinamentos dos demais tripulantes e da biblioteca da nave... Então as informações que ela acumulou a respeito da Terra tinham sido obtidas dessa maneira.
O tipo explicou que a “Salander 3” mudou o seu curso em direção à “Proxima”... E foi isso o que possibilitou Rachael conhecer o nosso planeta.
Naquele momento ela decidiu também disparar a sua indignação... Para ela estava claro que, numa eventual “batida policial”, Deckard a teria “aposentado”... Também disse que não era a primeira vez que a Escala Voigt-Kampff havia sido aplicada a ela... Ela reclamou que não tinha paz sequer para sair do prédio, e é por isso que nunca deixava a sede da empresa... Sair do prédio significava arriscar-se a topar com alguma blitz policial para capturar “especiais” sem registros.
O velho Rosen completou dizendo que as blitz também se destinavam aos androides... Deixou claro que as pessoas não podiam saber a esse respeito, e nem mesmo que havia androides circulando em seu meio... Deckard esclareceu que era provável que não houvesse androides entre os humanos porque as agências policiais (também da União Soviética) estavam atuando com firmeza... Havia postos de fiscalização espalhados por todos os lugares... E ainda deveriam considerar que a população do planeta estava diminuindo.
(...)
Rosen quis saber que tipo de instrução Rick Deckard possuía no caso de classificar como androide um ser humano... Ele respondeu que isso não era assunto de que se pudesse tratar, pois cabia exclusivamente ao departamento...
(...)
Deckard recolhia o equipamento e organizava a sua pasta...
Enquanto isso foi esclarecendo que os testes posteriores estavam descartados porque, de acordo com as orientações do próprio Bryant, no caso de falha (como a que havia ocorrido na entrevista com Rachael) não haveria nenhuma razão para prosseguir... Para ele, infelizmente, era assim... A Escala Voigt-Kampff (na qual apostava suas fichas) havia falhado.
Rachael disse que os resultados, e também os exames com os outros nove selecionados, poderiam ser fraudados com o assentimento da empresa... Queria dizer que podiam “apoiar os resultados dos testes”...
(...)
Essa sua fala demonstra que, pelo visto, ela estava querendo propor um “acerto” com o investigador... Mas por quê?
(...)
Deckard demonstrou que não era bem assim, já que (por dever de ofício) insistiria em “coerência”. Isso significa que, no caso de proceder com os testes nas “demais amostras”, exigiria que informações sobre cada um dos entrevistados fossem guardadas em envelope selado para que o resultado dos testes pudesse ser conferido.
(...)
Vemos Deckard aliviado... Naquele momento ele não podia deixar de concordar com o que ouvira do chefe Bryant... Seria uma catástrofe “sair por aí” caçando recompensas com base na Escala Voigt-Kampff...
Dizia e pensava sobre essas coisas quando o velho Eldon se intrometeu dizendo que achava mesmo que isso ocorreria.
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas