domingo, 5 de outubro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – desconfianças de Bryant em relação à escala Voigt-Kampff; para psiquiatras de Leningrado, humanos esquizofrênicos poderiam ser confundidos com andys; a Rosen garantiu que os testes tradicionais seriam suficientes para a identificação, mas não era bem assim; Deckard deveria aplicar o teste na empresa; nem todos investigados seriam humanoides

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/10/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_3.html antes de ler esta postagem:

O drama vivido por Dave Holden era demais para Harry Bryant... O melhor e mais experiente caçador de androides estava hospitalizado em estado grave... Justo ele, que tinha total confiança na “Escala Alterada Voigt-Kampff”, e a considerava ideal na identificação dos Nexus-6...
De certa forma, Bryant estava inseguro em relação ao prosseguimento do caso... Vimos que ele não concordava com a comercialização das unidades mais inteligentes lançadas pela Rosen... E nisso ele estava em sintonia com os policiais soviéticos.
(...)
De sua parte, Rick Deckard estava pronto para assumir o caso... Pretendia capturar os seis andys restantes também porque tinha o objetivo de juntar dinheiro suficiente para adquirir um animal natural de porte...
Bryant parecia não ter outra saída senão incumbir Deckard da missão... Mas decidiu que, antes de qualquer ação, seria importante encaminhá-lo a Seattle, onde se localizava a sede da Rosen... Deckard deveria testar amostras que utilizavam a unidade Nexus-6.
Deckard foi direto, ao garantir submeteria os androides ao teste Voigt-Kampff... Bryant deixou claro que não seria tão simples, já que ele mesmo ligaria para a Rosen solicitando que incluíssem humanos entre os androides que fossem investigados... Disse que ligaria para a empresa enquanto o rapaz estivesse em viagem... Evidentemente Deckard não saberia quais exemplares eram androides e quais eram humanos, assim teria de mostrar sua habilidade. Seria a sua primeira vez como “caçador de recompensas sênior”.
(...)
Essa conversa serviu também para Deckard saber que os casos nos quais havia atuado até então haviam sido rejeitados por Holden... Portanto eram “casos de segunda mão”... Bryant mostrou-lhe os papéis que identificavam o androide que atingiu Holden como Max Polokov... A Voigt-Kampff havia sido aplicada aos dois anteriores, que foram “aposentados” com sucesso... A escala também estava sendo utilizada no inquérito a Polokov quando este alvejou o tira.
No entendimento de Deckard, Dave Holden devia mesmo estar correto, pois não haveria nenhum outro motivo para o investigado disparar sua arma a laser... Bryant o ouviu, mas estava interessado no que ocorreria na Rosen, então começou a dizer em tom preocupado a respeito da possibilidade de algum humano não “passar no teste” da Voigt-Kampff... Antes que ele terminasse sua ponderação, Deckard garantiu que aquilo não ocorreria.
Harry Bryant sabia o que dizia. Ele mesmo havia determinado a circulação de memorando da WPO soviética a respeito de considerações de psiquiatras de Leningrado sobre a possibilidade real de determinados humanos não passarem no teste... Referia-se a esquizofrênicos... Os tempos eram de crescimento da quantidade de esquizofrênicos no mundo.
Então havia, sim, risco de se cometer uma “falsa convicção” e de se eliminar um humano tido como “androide altamente avançado”... Deckard demonstrou que conhecia a literatura a respeito do “embolamento afetivo”, que era exatamente o que a escala Voigt-Kampff media... O chefe se irritou porque havia o risco de humanos serem avaliados como humanoides... Isso certamente resultaria em assassinato.
Bryant também estava revoltado com a empresa Rosen porque ela assegurou que os testes tradicionais identificariam os Nexus-6 sem dificuldades... É por isso que a tarefa de Deckard em Seattle era importante. O teste não poderia falhar... E no caso de falha, poderiam confiar que a empresa não divulgasse a ocorrência? A dificuldade em se diferenciar o seu produto de um humano em testes poderia ser abalar as populações remanescentes e as das colônias espaciais...
A empresa poderia se gabar da perfeição de seu produto, mas isso gerava um sério problema para as autoridades policiais.
(...)
As preocupações de Bryant eram enormes... Talvez fosse necessário desenvolver uma escala melhor...
Precisavam de tempo para isso... E ainda deveriam considerar a necessidade de tranquilizar a WPO e os cientistas de Leningrado.
A tarefa que Deckard estava assumindo era das mais sérias e urgentes... Ele deveria atuar com total precisão... Ninguém pretendia que a população da Terra se apavorasse com androides à solta nem com a possibilidade de ser confundida com eles...
Bryant sugeriu que Deckard partisse imediatamente, e deu a entender que logo ligaria para a empresa de Seattle... Rick perguntou se poderia levar as anotações de Holden, pois as estudaria durante a viagem... O chefe explicou que preferia, antes, aguardar os resultados dos testes que seriam aplicados por ele.
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas