sexta-feira, 10 de outubro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – o teste se inicia; Rachael é a primeira entrevistada; através das situações-problema entendemos a Escala Voigt-Kampff, os quatro primeiros casos hipotéticos

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/10/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_84.html antes de ler esta postagem:

A surpresa ficou por conta de Rachael... A bela pediu para permanecer na sala onde Deckard interrogaria os selecionados por seu tio Eldon... A moça perguntou o que os aparelhos mediam.
(...)
Pacientemente, Deckard explicou que um media a “dilatação capilar na área facial” (em síntese, o equipamento denunciava as reações de “vergonha” do entrevistado)... Os estímulos que “chocam a moral” provocam sensações que não dependem da vontade da pessoa... É o mesmo que ocorre com a respiração ou a frequência cardíaca. Outro instrumento, que emitia um feixe de luz em forma de lápis, media e gravava as tensões do interior dos músculos oculares no mesmo instante em que o entrevistado era submetido às perguntas das quais esperava-se reações precisas.
(...)
Rachael ficou sabendo que os androides não reagiam àquelas questões... E, de modo simplificado, era assim que a identificação se processava. Ela pediu que o teste fosse aplicado nela.
De fato, Eldon Rosen emendou que ela se tratava da “primeira candidata”... O tipo sentou-se enquanto acendia um cigarro e anunciava que a sobrinha “podia ser um androide”. Disse isso como que a lançar um desafio ao policial... Via-se que estava nervoso.
(...)
Então é isso.
Rachael sentou-se à mesa e um disco adesivo foi colado em sua face iluminada por uma luz branca... Os fios conectados transmitiriam as informações de que o entrevistador necessitava... Os medidores passaram a ser observados atentamente por Deckard.
Ele explicou que apresentaria várias situações sociais... As sensações de Rachael deviam ser imediatas... Um cronômetro indicaria o tempo de reação e resposta a cada uma das perguntas... Isso também era avaliado.
Rachael disse que entendia o que estava acontecendo... Mais do que as respostas, o teste avaliava seus músculos oculares e a reação dos vasos capilares...
(...)
O teste teve início...
Deckard passou a relatar situações...
Pegou o “caso 3”, que era sobre uma “carteira de couro de bezerro” que ela teria ganhado por ocasião de aniversário... “Ambos medidores registraram a passagem do verde para o vermelho; os ponteiros oscilaram violentamente e então baixaram”.
Rachael respondeu que não aceitaria o presente e, além disso, denunciaria a pessoa à polícia... Deckard fez suas anotações.
Depois ele selecionou a “questão 8”, que fazia referência a um filho pequeno... O garoto mostraria uma coleção de borboletas e um frasco contendo um mortífero... Ela respondeu que levaria o garoto ao médico... Os medidores não se moveram muito... Deckard fez novas anotações.
A questão seguinte fez Rachael se imaginar assistindo televisão e sendo incomodada por uma vespa que insistia em “passar pelo seu pulso”... A moça respondeu que mataria o inseto... A essa resposta, os ponteiros indicadores permaneceram praticamente estáticos...
Depois de fazer novos registros, Deckard apresentou a situação seguinte, que fazia referência a uma página de revista contendo fotografia de uma garota completamente nua... Rachael protestou... Reclamando da questão, quis saber se o teste era para saber se se tratava de uma androide ou uma lésbica.
Deckard nada disse a respeito... Continuou apresentando a situação proposta pelo teste... Falou que o marido hipotético teria gostado da fotografia da revista...
Ele viu que os medidores permaneciam estáticos...
Mas ainda precisava completar a exposição sobre a “situação-problema” para tirar novas conclusões.
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas