domingo, 29 de setembro de 2013

Mestres do Renascimento – Obras-primas italianas – Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo

Hoje é o último dia para quem deseja apreciar Mestres do Renascimento “obras-primas italianas”, que está no Centro Cultural Banco do Brasil desde 13 de julho. Mais de 50 obras (há esculturas também) podem ser contempladas... A entrada é franca.
O Centro Cultural, que se situa à Rua Álvares Penteado, 112, está promovendo a “Virada Renascentista” e desde as 7:00 de ontem até as 22:00 de hoje o funcionamento é ininterrupto. Certamente as filas estarão mais aliviadas. Na manhã deste último sábado a espera era de duas horas... E é claro que valeu a pena.
A visitação tem início no quarto andar do prédio e prossegue até o subsolo. Cada pavimento foi organizado de modo a proporcionar uma viagem pelos principais centros renascentistas.
Não por acaso o primeiro ambiente destaca Florença, pois a cidade marca o início do Renascimento. Neste pavimento exposição destaca, entre outros, obras de Botticelli (Santo Agostinho escrevendo; Anunciação); Rafael Sanzio (Cristo Abençoando); Michelangelo (um Estudo de fortificação para a Porta al Prato).
O terceiro andar está reservado para Roma. Outro Estudo de Portal, de Michelangelo, pode ser apreciado aí. De Andrea di Cristoforo Bregno há duas peças em mármore (Cabeça de menino; Cabeça feminina); de Mino di Giovanni há o Penitência e estudo de São Jerônimo, entre várias outras obras.
Veneza, Ferrara, Milão e Urbino são destacadas no segundo andar... Retrato de Elisabetta Gonzaga, obra de Rafael Sanzio em Urbino, está instalada aí, bem como A flagelação de Cristo (de Girolamo Sellari - Ferrara), Anunciação (de Giovanni Bellini – Veneza), Retrato de um cavalheiro flautista (de Giovanni Girolamo Savoldo – Milão) e Leda e o cisne (de Leonardo da Vinci – Milão)...
No primeiro andar há painéis didáticos que apresentam a cronologia renascentista, reproduzem importantes obras, como a Última Ceia, de Leonardo da Vinci.
As cidades, os museus, palácios, igrejas e capelas com suas esculturas e afrescos são apresentados na Sala de vídeo instalada no subsolo. As imagens e narrativas complementam a exposição visitada. Vale a pena conferir.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas