sexta-feira, 7 de setembro de 2012

"Os Mandarins", de Simone de Beauvoir. Lambert apresenta documentos sobre a condição dos prisioneiros na Alemanha; Marie, a “empregada”, é desmascarada

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/09/os-mandarins-de-simone-de-beauvoir-anne.html antes de ler esta postagem:

Lambert apareceu para se despedir de Anne e Nadine... Anne pensou se o rapaz não teria mesmo uma queda por mulheres que revelassem desprezo por sua pessoa... Considerou que, talvez, ele buscasse uma de mais idade que “servisse de mãe”, alguém a quem pudesse “manter-se submisso”.
Isso à parte, ele foi apresentando um relato sobre os problemas que ocorriam nos campos de prisioneiros na Alemanha... Disse que os americanos não estavam repatriando os deportados... Muitos eram os que estavam padecendo em péssimas condições... Maltratados, acabavam morrendo até da alimentação desbalanceada que recebiam. Anne não se conteve e disse que aquela situação deveria ser denunciada. Lambert tranquilizou-a dizendo que Perron faria isso, mas carecia de fatos mais precisos... A Cruz Vermelha francesa não tinha acesso a todos os campos... Nadine logo manifestou interesse em partir com ele para a Alemanha, mas o rapaz demonstrou que a situação poderia trazer muitos riscos para ela. É claro que Nadine protestou dizendo que não via problemas em ir a campo e que gostaria de “viajar o mundo” para fazer reportagens daquele tipo.
Anne apavorou-se com as fotografias que Lambert estava mostrando... Ossadas, cadáveres e sobreviventes no limite da existência... Nadine disse que vira situações piores, sendo assim, suportaria o trabalho como correspondente de guerra... O rapaz explicou que não era mais possível obter autorizações. Nadine era um lamento só ao dizer que, se tivesse uma oportunidade daquelas, não escreveria como a equipe de Perron (e isso incluía Lambert)... Para ela, Perron “velou a verdade” sobre o que conheceram em Portugal e apresentou “saladas” sobre o que testemunharam... Lambert encerrou o assunto ponderando sobre a possibilidade de Henri arranjar algum trabalho para ela na própria França, onde muito havia que ser apurado.
Estavam neste ponto quando Nadine insistiu para que Marie trouxesse chá... A moça apareceu e a surpresa foi o fato de Lambert a conhecer... Tratava-se de Marie-Ange Bizet (e nós sabemos disso desde http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/03/os-mandarins-de-simone-de-beauvoir.html). Tão logo o rapaz revelou sua identidade, Anne reconheceu tratar-se da jornalista que havia conseguido entrevistar Henri Perron... Então a moça se fez passar por empregada doméstica apenas para bisbilhotar a vida dos Dubreuilh e os textos de Robert para, dessa forma, obter material de reportagem.
Anne descarregou sua indignação... Nadine mal conseguiu se conter, queria esbofetear a outra, mas foi impedida... Enquanto Marie dirigia-se para a saída ainda perguntou se Anne não gostaria que ela “terminasse os ladrilhos”... Anne quis saber sobre qual jornal a teria enviado... Marie respondeu que atuava de modo autônomo para depois vender sua produção, mas garantiu que com a descoberta de seu artifício “tudo havia sido perdido”. Fazia oito dias que ela se passava por doméstica, não tinha como se defender... Disse que para Anne era “fácil triunfar”, pois era casada com uma celebridade. Ela era só, e por isso arriscava-se daquela forma para obter êxito profissional... Argumentou que Dubreuilh nunca concedia entrevistas... De certo modo, Anne surpreendeu-se com a capacidade da moça, que ainda pediu-lhe autorização para publicar sua reportagem depois que ela lesse o artigo e cortasse o que considerasse menos conveniente.
Para maior decepção de Nadine, sua mãe acabou convencida pela intrusa e a dispensou. Ficou muito irritada. Não se conformava com a situação porque Anne não deu importância ao fato de Marie ter se infiltrado em suas vidas de modo baixo... Esbravejou concluindo que seu diário e as cartas que recebeu de Diego podiam ter sido violados pela farsante... Nadine gostaria de surrar Marie e indignou-se porque a mãe sentiu pena da espiã... Apartado da discussão, Lambert apenas ouvia.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/10/os-mandarins-de-simone-de-beauvoir-anne.html...
Leia: Os Mandarins. Editora Nova Fronteira.
Um abraço,
Prof.Gilberto 

Páginas