segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Lucille Ball

A Paramount lançou duas caixas de DVDs com temporadas completas da série I love Lucy. Por esses preguiçosos dias assisti à primeira temporada, que soma 35 episódios mais 1 episódio Piloto. Muitos aí conhecem a série. De vez em quando algum canal televisivo a retoma. Sinceramente nunca prestei muita atenção... Mas dessa vez foi diferente.

Essa caixa que emprestei na 2001 é composta por 7 discos... Uma overdose... São trabalhos de 1951 e 1952 (lá se vão 60 anos!).

O primeiro vídeo é o episódio Piloto... Trata-se de um material que, pelo que entendi, foi refeito para ser apresentado depois que a série embalou. Logo de cara você percebe que o programa influenciou as muitas séries que rolam na TV atualmente... Essas do tipo em que famílias ou grupo de amigos vivem situações engraçadas em seus apartamentos e cidades... Durante quase 10 anos a CBS transmitiu semanalmente esse I Love Lucy... O riso é fácil, os graciosos protagonistas eram competentes no que faziam.

A maior parte das tramas se passa no apartamento de Lucy e do marido Rick Ricardo, um maestro, cantor e dançarino cubano. Os dois contam com a amizade de Fred e Ethel Mertz, que é o casal proprietário do prédio onde moram. Eles vivem se frequentando e arranjando as confusões. Os mais severos críticos poderiam problematizar o machismo dos maridos. Enquanto Rick pensa que lugar da esposa é apenas em casa preparando as refeições e fazendo a limpeza, Fred trata Ethel como um estorvo e, em vários momentos, com desprezo...

Rick trabalha na boate Tropicana com sua orquestra e seu elenco de dançarinos e outros artistas... Podemos notar que a maior parte dos números musicais é feita sem o auxílio de dublagens... O moço tinha uma bela voz... Eu, que não entendo, acho que o seu tom era o de um tenor (?). Lucy vivia arranjando uma forma de fazer parte de alguma programação artística no Tropicana, mas sempre era desaconselhada ou impedida por Rick... Mas não tinha jeito... Virava e mexia e lá estava Lucy se intrometendo, dançando, cantando, fazendo palhaçadas ou ensaiando alguma publicidade...

Isso de querer se intrometer no mundo artístico do Tropicana não era um privilégio de Lucy, já que Fred e Ethel também manifestavam interesses... Normalmente Lucy arranjava alguma novidade para casa, ou novas roupas, algo para se entreter, ou mesmo tramava um modo de fazer com que Rick prosperasse no trabalho. Contava com a cumplicidade da amiga Ethel. Ela tinha de dar um jeito de fazer as coisas sem que o marido soubesse para não magoá-lo... Mas ele sempre descobria e, com a ajuda de Fred, procurava fazer “o feitiço voltar-se contra o feiticeiro”.

É claro que sempre ocorriam situações muito engraçadas. Lucille Ball, Desi Arnaz (Rick Ricardo), Vivian Vance e William Frawley marcaram época, fizeram história no mundo do entretenimento, notadamente na televisão.

Você sabia que Lucille Ball (a Lucy) e Desi Arnaz foram casados por alguns anos na vida real? E que enfrentaram problemas com o Comitê Anticomunista norte-americano? Pois é, foi em 1953... Já tratei sobre essa paranoia aqui neste blog.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas