sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Tirinha de Calvin; diversidade cultural e cidadania

Há uns quatro anos, durante o curso “Cidadania e Cultura” na Unicamp, solicitaram-nos a análise desta tirinha do Calvin e o seu tigre... A atividade proposta era do módulo de “Diversidade Cultural e Cidadania”... Sei que não está nada fácil fazer a leitura da tirinha... Clicar sobre ela pode ser uma solução... Logo abaixo apresento algumas análises que fiz a partir dela e de alguns textos relacionados a preconceitos diversos.




No primeiro quadro da tirinha, o garoto diz ao seu interlocutor (o tigre) que não sabemos o que faz as coisas acontecerem. Podemos mesmo não saber qual é o “motor da História”, mas a refletimos a partir de determinadas abordagens... A História não é mesmo a “entidade suprema” que evolui para um “Absoluto”. A partir de uma abordagem materialista trataríamos de esclarecer ao menininho que ele vive em uma sociedade na qual alguns possuem mais do que outros, que há outros menininhos de sua idade que nada têm... Essas coisas que talvez já fossem suficientes para deixá-lo intrigado ou enfastiado.
Dadas as características da formação de nossa sociedade, a construção da identidade frequentemente levará em consideração aquele (s) que não sou, aquele que é “o outro”. Isso é próprio de uma sociedade marcada por conflitos históricos, em particular aqueles que definiram a exploração dos mais ricos e poderosos homens brancos sobre os mais pobres e, mais especificamente, sobre mulheres, indígenas, negros, enfim, os historicamente “sem direitos”, os excluídos da cidadania.
O terceiro quadrinho da tirinha faz uma referência à mudança de valores na sociedade, por causa dela os eventos históricos devem ser reinterpretados... Será que unicamente para acomodar os preconceitos atuais? Não seria melhor pensarmos em revisão (dar vozes aos que silenciados foram), compreendermos o processo que levou à subjugação para, evidentemente, superá-lo como forma de garantir vida plena a todos?

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas