terça-feira, 24 de maio de 2011

Brecht

Em consideração às dúvidas que apareceram sobre a postagem de O judeu, uma desgraça para o povo, é preciso esclarecer:
Os poemas de Brecht aqui postados retratam os horrores da perseguição aos judeus e o desespero de mães que tiveram os filhos recrutados para as tropas especiais de Hitler. Achei pertinente deixar O judeu, uma desgraça para o povo porque recentemente escrevi sobre O Menino do Pijama Listrado... Acho que é mais um material interessante para os estudos dos temas.
Brecht foi um importante dramaturgo e poeta alemão. Sua existência é datada entre 1898 e 1956. Podemos dizer, sem riscos de cometer erros, que Brecht viveu os tempos mais conturbados do século passado. Para justificarmos, basta lembrar que a Primeira Guerra Mundial teve início dezesseis anos após o seu nascimento e que Brecht sobreviveu à Segunda Guerra Mundial e às perseguições nazistas, tendo morrido nove anos depois do final dos conflitos, tempo suficiente para vivenciar os primeiros anos do que Eric Hobsbawm chama de Terceira Guerra Mundial – a Guerra Fria.
Brecht era judeu, só esse detalhe já esclarece a perseguição que sofreu do Regime de Hitler. Exilou-se na Escandinávia e nos Estados Unidos. Comunista, também foi duramente perseguido neste país. Só mais tarde é que recebe o convite para trabalhar na Alemanha Oriental (extinta após a reunificação da Alemanha) em setores da cultura, onde incentivou o teatro e organizou sua obra questionadora e incentivadora da participação política.



Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas