terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Hagadá

A Hagadá é o texto que contém a história da saída dos hebreus do Egito, onde estiveram cativos por muitos anos. Essa saída é narrada no livro bíblico do Êxodo. Todos aí conhecem algo sobre Moisés, que foi o líder escolhido por Deus para libertar o seu povo, sobre as pragas enviadas para sensibilizar o faraó ou a abertura do Mar Vermelho para que os fugitivos passassem.

Este texto é lido na noite do Pessach (que é a Páscoa judaica) e, assim, as famílias ensinam as gerações mais novas a História de seu povo.

Esse esclarecimento se faz necessário porque em As Memórias do Livro, de Geraldine Brooks, sobre o qual escreverei um pouco em próximas publicações, temos um “resgate fictício” do que poderia ter sido a trajetória de um manuscrito Hagadá que se encontra em museu de Sarajevo. O texto teria sido produzido na Espanha do século XV, sofreu as mais diversas ameaças, sendo a última delas gerada pelos conflitos na Bósnia. O pergaminho reapareceu obviamente porque foi colocado em segurança. E olha que essa não foi a primeira vez. Mas espero postar alguns detalhes interessantes em breve.


Um abraço,

Prof.Gilberto

Páginas