quarta-feira, 19 de setembro de 2012

“O Queijo e os Vermes”, de Carlo Ginzburg – uma introdução

O Queijo e os Vermes, de Carlo Ginzburg, nos dá a oportunidade de conhecer um pouco mais do início dos tempos modernos a partir da investigação sobre o processo da Igreja Católica e sua Inquisição contra o moleiro conhecido como Menocchio.
A época (basicamente o século XVI) é de intenso debate em torno das idéias religiosas suscitadas pelo movimento reformador... Temos de levar em conta que os episódios que colocaram Martinho Lutero no centro das discussões eram ainda bem recentes... Uma série de consequências estava se desencadeando, e a Igreja Católica também desenvolvia mecanismos de repressão às manifestações contrárias à sua instituição e doutrina.
Sabemos que não foram poucos os processos contra religiosos que ousaram desafiar esse poder. A punição que recebiam era exemplar (normalmente a morte na fogueira)... As autoridades procuravam de todas as formas obter confissões que confirmassem que o “desvio de conduta” não era produto de reflexão sadia e orientada pela religião. Sendo “obra maligna”, devia ser extirpada... Assim patenteava-se (principalmente) os procedimentos da Igreja, sua doutrina e poder como legítimos da cristandade. Havia uma eficiente aparelhagem de tortura que produzia os resultados esperados pelos inquisidores.
Em O Queijo e os Vermes temos a oportunidade de conhecer um pouco do cotidiano das camadas mais simples da população, o modo como os mais pobres sobreviviam e se posicionavam em relação às autoridades... Notamos que, apesar de todas as pressões clericais, a gente trabalhadora e apartada dos saberes teológicos era tentada a desenvolver uma interpretação mais particularizada dos ensinamentos que recebiam e aos quais deviam obediência.
Esse foi o caso de Menocchio, que começou a espalhar suas opiniões sobre a autoridade dos padres e sobre a personalidade de Jesus, além de uma cosmogonia que muito espantava aos seus contemporâneos... A isso temos acesso graças à investigação minuciosa de Ginzburg. O processo, que constitui rara documentação (rica em detalhes) relacionada ao grupo social menos favorecido daqueles tempos, permite conhecer a vida, idéias, e interpretações que o acusado fazia do mundo, da religião, dos santos, da Igreja... A leitura transporta-nos àquela época e permite entender os riscos que Menocchio correu ao difundir sua “visão de mundo”.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/09/o-queijo-e-os-vermes-de-carlo-ginzburg_21.html
Leia: O Queijo e os Vermes. Companhia das Letras.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas