segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Algumas referências à morte

Indicação (12 anos)

Seguem colados aqui dois links que fazem referências ao tema que decidi destacar hoje. Decidi também colar aqui um fragmento do filme “Nós que aqui estamos...” Algo que não fiz por ocasião da postagem em setembro.
Este texto não tem a intenção de tratar do dia de finados, suas origens ou manifestações culturais que celebram os mortos pelo mundo afora... Já que escrevi sobre filmes que fazem uma reflexão em torno dessa temática, trago-os de volta...
O fragmento escolhido do filme apresenta os horrores da guerra, em particular os conflitos em que os norte-americanos se envolveram desde a Primeira Guerra Mundial. A tragédia não é apenas da nação em foco, é de toda a humanidade... Numa guerra, eliminar inimigos significa vencer, avançar, ocupar territórios estratégicos... Mas significa, além disso, matar sonhos, modos de ser e relacionamentos dos que estavam do outro lado do front.
O fragmento de filme aqui selecionado é meio “pesadão”, já que há algumas cenas horripilantes, e elas podem causar repulsa, mas revelam a crueldade dos conflitos bélicos.
Quando escrevi sobre “Nós que aqui estamos...” reportei-me ao trecho sobre a “família Jones”: “A família Jones, norte-americana, é revelada. Os homens da família participaram e morreram nas guerras em que o seu país se envolveu: Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial, Guerra do Vietnã, (...) Guerra do Golfo”. Muito triste para qualquer família... Essa temática já foi explorada por outros filmes, como o “Nascido em quatro de julho”.

Um abraço,

Prof.Gilberto

Páginas