sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

“Eros e Psique” – a partir de texto de João Pedro Roriz - Coleção “Mitológica” da Editora Paulus – uma introdução

Já faz muitos séculos que as divindades da antiga Grécia estão no centro de narrativas... Elas são objetos de discussões que nos ajudam a refletir sobre os mais diversos eventos humanos.
Incontáveis textos (de política, economia, psicologia, filosofia...) recorrem aos enredos mitológicos para esclarecer conceitos. E também a arte contribui para a persistência da mitologia... Poetas, pintores e escultores retomam as histórias do envolvimento dos deuses e deusas com os seres mortais para expressar sua sensibilidade.
É claro que as narrativas passam por adaptações conforme atravessam os tempos e contextos históricos, mas o cerne permanece.
Não são poucas as publicações que procuram tornar esses conhecimentos mais acessíveis... Há dicionários, manuais e coletâneas voltados especificamente para o público infanto-juvenil... Todo esse material (que é complementado por uma série de documentários, games e filmes para o cinema e TV) torna a mitologia um dos assuntos mais atraentes para a estudantada. Assim, não é por acaso que vemos crianças falando desembaraçadamente sobre características de heróis e divindades do Olimpo...
(...)
A editora Paulus, por exemplo, lançou a Coleção Mitológica, que apresenta textos que se destacam por sua linguagem acessível aos leitores iniciantes.
O escritor João Pedro Roriz contribuiu com a Coleção com o texto Eros e Psique.
Ele instiga o leitor... A inserção de situações anacrônicas nos diálogos (que citam, por exemplo, ingressos para jogos no Maracanã), algo que poderia soar estranho, resulta em agradável e facilitadora do entendimento da história.
(...)
Um pouco sobre o mito:
De modo simplificado, a história começa com a situação desesperadora de um monarca grego ao reconhecer que não teria herdeiro para o trono, já que sua esposa lhe dera três filhas... A mais nova era a bela Psique, que o velho devotou à formação clássica e ao culto das tradições de seu povo.
As outras duas filhas seriam entregues como esposas a príncipes da vizinhança como forma de garantir acordos de paz e alianças políticas...
Acontece, porém, que a beleza de Psique transtornava as pessoas, que passaram a considerá-la mais bela do que a própria Afrodite... Ora, isso acabou gerando uma irritação doentia da deusa, que via os templos a ela dedicados cada vez mais vazios e sem oferendas.
Para se vingar de Psique, Afrodite pede ao filho, Eros, que a contamine com uma paixão doentia por criatura indigna, a mais horrenda possível... Mas ocorre um incidente e o próprio Eros acaba se apaixonando pela donzela...
O deus não pode se revelar à amada... Ela passa a viver uma condição muito estranha, mas segue cultivando o amor entre os de sua convivência... As irmãs de Psique são dotadas de inveja doentia, enganam-na e a levam abalar a relação com Eros...
Por causa disso, Psique padece doloroso sofrimento e enfrenta uma série de desafios...
(...)
A próxima postagem apresentará o modo como Roriz introduz a aventura.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2013/12/eros-e-psique-partir-de-texto-de-joao_15.html
Leia: Eros e Psique. Coleção Mitológica. Editora Paulus.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas