sábado, 5 de março de 2016

Filme – As Sufragistas – o martírio de Emily Davison - O Fim

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2016/03/filme-as-sufragistas-quinta-parte.html antes de ler esta postagem:


O filme mostra Maud realizando uma greve de fome e sendo submetida à tortura. Os agentes policiais a forçaram a ingerir leite... A cena com a personagem fictícia é chocante e certamente foi baseada nas experiências vividas por Emily Davison e por tantas outras sufragistas reais.
Depois de libertadas, as sufragistas não desistiram de provocar ações que chamassem a atenção da sociedade... Foi assim que decidiram que assistiriam ao Derby de Epsom Downs, famosa corrida de cavalos que reunia milhares de aficionados. O próprio rei George V estaria presente para acompanhar o desempenho de um de seus animais.
A ideia era simples... Se posicionariam em lugares próximos aos do monarca e em momento propício (quando fosse filmado ou fotografado por repórteres) abririam cartazes com sua mensagem política.
(...)
Mas aconteceu que no momento em que deviam se encontrar para a viagem soube-se que apenas Maud e Emily Davison estavam determinadas a prosseguir no plano.
Depois de descobrir o plano das sufragistas, o inspetor Steed decidiu encaminhar-se para Epson... Mas ele mesmo percebeu que o afluxo era tão intenso que só por um golpe de sorte muito grande alcançaria um dos rostos fichados pelo serviço de inteligência.
O público chegava de carruagens e veículos automotores... Maud e Davison se misturaram à multidão e seguiram em busca do lugar perfeito... Viram a chegada do rei e sua comitiva... Tentaram a todo custo se aproximar, mas foram impedidas porque a organização do evento controlava o acesso e apenas os credenciados eram autorizados a subir às arquibancadas do setor.
(...)
Os jóqueis alinharam seus cavalos... O público vibrou... O barulho era intenso e via-se que muitos se acomodavam nas proximidades da pista, junto à cerca.
Maud e Davison não estavam ali para assistir ao Grande Prêmio... Retroceder em meio à multidão parecia impossível.
Os cavalos dispararam pela pista e o barulho tornou-se ensurdecedor... De repente, Emily Davison apartou-se de Maud e avançou para mais perto da cerca... Maud a chamou desesperadamente, mas a outra parecia não ouvir...
O inspetor Steed prosseguia em sua busca no meio ao público e não tinha a menor ideia do que estava ocorrendo...
(...)
Os animais surgiram a toda velocidade após a curva... Os animais formaram um maciço avassalador.
Davison passou pela cerca e postou-se na pista... Não havia como detê-la ou interromper a corrida... O cavalo que pertencia ao monarca a atingiu em cheio.
Todas as atenções se voltaram para o local do acidente... A mulher estava estatelada no chão, pois choque havia sido brutal... Maud não podia imaginar que a companheira tivesse deliberado sacrificar a própria vida pela causa que todas haviam abraçado.
A visão da mulher inerte na memorável pista provocou um anticlímax... As pessoas ficaram estarrecidas... Também o inspetor Steed se aproximou... Ele reconheceu Davison e notou que junto ao corpo estava a pequena faixa sufragista. Então se apropriou do objeto que ela pretendia expor ao público e câmeras.
(...)
Esse episódio histórico pode ser conferido em https://www.youtube.com/watch?v=um9GV6_AILM.
Emily Davison morreu poucos dias depois...
Maud ficou chocada... Mas o acontecimento impactante marcado pelo sacrifício da companheira tornou-a ainda mais indignada... Em vez de recuo, o que se viu foi a sua manifestação de destemor... Não foi por acaso que ela partiu para a lavanderia, de onde “resgatou” a filha de Violet Miller.
(...)
O final do filme reproduz o gigantesco cortejo em honra de Emily Davison... Vemos Maud engajada na organização das companheiras sufragistas...
Um grande final...
O sacrifício de Davison não foi em vão... A tela mostra que as inglesas conquistaram o tão almejado direito de voto em 1918*... Uma imensa lista apresenta os países onde as mulheres passaram a exercer esse elementar direito de cidadania nos anos seguintes.
O direito a exercer a guarda dos filhos após o divórcio foi uma questão de tempo.

                        * A princípio apenas para as que tinham mais de 30 anos. Dez anos
                        depois foi aprovada a regulamentação que igualava o direito
                        do voto das mulheres ao dos homens.

(...)
Para finalizar:
Em “As Sufragistas” notamos certa idealização das personagens... Isso é natural.
Nem por isso o filme deixa de ser um “recorte” interessante do movimento...
É bom que se saiba que havia outras vertentes.
Pankhurst, por exemplo, dedicou-se a apoiar o rei e o governo nos esforços do país durante a Primeira Guerra... Ela faleceu em 1928, pouco tempo depois da conquista do direito de voto para as mulheres...
Sylvia Pankhurst, filha de Emmeline, trilhou militância socialista... Em seu engajamento na luta pelo sufrágio e por outros direitos, fundou a Federação Oeste de Londres.

P.S: A primeira imagem desta postagem foi extraída de http://www.historyextra.com/article/social-history/10-facts-about-suffragettes.
Indicação (14 anos)
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas