sábado, 26 de dezembro de 2015

“A Guerra do Futebol”, de Ryszard Kapuscinski – sobre a autonomia africânder desde os primórdios da ocupação no extremo sul da África; conflitos por terras férteis e gado; conquista britânica e incompatibilidades; o “great trek”, características e motivações; fragmento do diário de Anna Steenkamp (1838)

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2015/12/a-guerra-do-futebol-de-ryszard_25.html antes de ler esta postagem:

A empreitada colonial no sul da África foi obra de particulares... O governo holandês não participou ou interferiu diretamente na iniciativa de colonos que se aventuraram na conquista de vastidões...
Para o autor, não era por acaso que os africânderes diziam que aquele país pertencia exclusivamente a eles... Eles se acostumaram à autogestão... Insistiam que haviam ocupado uma “terra de ninguém” (obviamente uma “mentira deslavada” ainda que os baixos índices populacionais fossem uma realidade) e, assim, cada colono tornou-se livre para “construir um país que pudesse chamar de seu”.
De fato, uma vez acomodados, os africânderes se sentiam tentados a constituir propriedades de onde não conseguissem divisar “a fumaça de chaminé de seu vizinho mais próximo”.
(...)
Na região do Cabo e também em Natal (locais de “clima mediterrâneo” elogiados por suas belezas naturais e pela fertilidade de suas terras propícias aos vinhedos) os boeren dedicaram-se à agricultura e à criação de gado... Logo notaram que tribos nômades locais possuíam rebanhos bovinos... Eles não pestanejaram ao impedir que os africanos utilizassem as terras (como faziam há muitas gerações), além disso, roubavam o seu gado...
Nada barrava os africânderes em suas iniciativas... Não tinham de obedecer a nenhuma prerrogativa legal externa... Cada vez mais foram se apropriando das terras sul-africanas, onde criavam suas próprias leis... Isso durou uns cento e cinquenta anos... O racismo, a desenfreada sede de posse e de autogoverno marcou a “faceta africânder”.
Os escravistas obtinham a mão-de-obra que exploravam em suas terras nos mercados locais ou a partir dos incessantes conflitos com os nativos por “pastos adequados” pelas terras férteis (que não eram abundantes, já que apenas umas 15% delas são “adequadas às plantações e dispensam investimentos com irrigação”).
(...)
Os ingleses ocuparam o Cabo em 1806, tornaram-se senhores da localidade e fizeram da cidade a capital de sua “colônia britânica”... Obviamente os conquistadores, conhecidos por seu “eficiente burocratismo”, não aceitaram o desregrado modo de viver dos africânderes.
É preciso entender que o tempo que separa este episódio da época em que os africânderes se instalaram no sul da África (meados do XVII) foi marcado por várias transformações na Europa (Liberalismo propagado pelo movimento Iluminista, Revolução Francesa...) que os agropastoris boern não tinham a menor ideia... Perante os modernos ingleses que chegavam, eles podiam ser comparados a “relíquias feudais”.
Em 1836 o Parlamento inglês aboliu a escravidão... Isso contrariava a tradição africânder duplamente... Primeiro porque o escravismo estava na base de suas relações produtivas, depois porque sua religião ensinava que Deus havia criado aqueles negros todos “para serem escravizados” por eles...
Essa incompatibilidade que já se anunciava desde o ano anterior explica os motivos da grande migração (Great Trek) que resultou na fundação das Repúblicas africânderes de Natal (1840), Transvaal (1848) e Estado Livre de Orange (1854)... Para as difíceis marchas, os boern se organizavam em grandiosas caravanas (havia também os que partiam solitários)...
Durante vinte anos os fluxos migratórios mais para o norte prosseguiram... Os africânderes levavam suas famílias, o gado e os escravos que tinham conseguido acumular.
Kapuscinski selecionou um fragmento de texto de diário de Anna Steenkamp, escrito em 1838, primeiros tempos do Great Trek...
A leitura nos permite entender que a migração tinha (também) fundamentação filosófico-religiosa:

                                                           Os escravos foram alçados ao mesmo nível dos cristãos, o que é contrário aos desígnios divinos e à ordem da natureza, que dividiu as raças de acordo com a cor da pele. Para qualquer cristão honesto, aquilo equivalia a ser posto de joelhos e ter os braços presos por correntes. Por isso preferimos partir, querendo manter nossa crença na pureza da raça.

Leia: A Guerra do Futebol. Companhia das Letras.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas