O agendamento foi acertado, mas não haverá monitoramento.
Para a visitação dos alunos da EMEF Teodomiro ao Museu Afro (prevista para a próxima semana) postamos no blog da unidade o texto que segue:
Prezados alunos de Ensino Fundamental II (oitavo F e nonos anos) do Período da Manhã,
Vamos visitar o Museu Afrobrasil.
Trata-se de oportunidade que não podemos desperdiçar.
Este espaço é muito importante, pois além de expor o protagonismo dos negros em nossa História destaca a participação africana e afrodescendente na construção de nossa identidade cultural.
Para que a visita seja proveitosa, precisamos respeitar as regras do ambiente que nos acolherá.
Podemos fotografar (sem o uso de flash), mas não nos é permitido tocar as obras ou ultrapassar a linha de demarcação que as protege. Essas orientações devem ser rigorosamente obedecidas.
(...)
No início da semana o professor Athos e a coordenadora Sandra
conversarão com vocês a respeito dessas orientações e sobre um pequeno roteiro
que deveremos seguir.
Preparamos algumas questões
para elaboração de síntese de grupos (três ou quatro alunos)*.
Não vejam a tarefa como
atividade enfadonha ou punitiva. O objetivo é a reflexão sobre as diversas
obras expostas... As questões devem ajudar-nos a aprofundar o conhecimento que
temos de nossa sociedade e de nós mesmos.
Mais importante do
que “tirar boa nota” no relatório é conhecer o museu, aprender e tomar gosto
por passeios culturais.
Esperamos que vocês incentivem os colegas que ainda não se convenceram
da importância da nossa visita... E também que contribuam para que ele seja um
sucesso.
* das questões
propostas:
1-
Quais são os principais aspectos e/ou pontos positivos das exposições (além do
acervo permanente, vocês podem escolher também uma dessas: “Carolina entre
nós”; “As aventuras de Pierre Verger”; “Gullah, Bahia, África”)?
2-
Cite ao menos duas obras das que você tenha fotografado para comentar.
3-
Esportes; arte/escultura; literatura; política; religião... Escolha um dos
temas apresentados na “exposição permanente” para escrever a respeito do que aprendemos com a visita.
Um abraço,
Prof.Gilberto