sábado, 3 de outubro de 2015

Visita ao Museu Afro Brasil – “Vamos nessa?” - recomendações aos alunos da EMEF Teodomiro

A intenção inicial era aproveitar a exposição África Africans. Mas aconteceu que o evento se encerrou em 30 de agosto. A escola pretendia agendar uma visita monitorada e a instituição informou que isso só seria possível no início de outubro.
O agendamento foi acertado, mas não haverá monitoramento.

Para a visitação dos alunos da EMEF Teodomiro ao Museu Afro (prevista para a próxima semana) postamos no blog da unidade o texto que segue:

 Prezados alunos de Ensino Fundamental II (oitavo F e nonos anos) do Período da Manhã,
Vamos visitar o Museu Afrobrasil.
Trata-se de oportunidade que não podemos desperdiçar.
Este espaço é muito importante, pois além de expor o protagonismo dos negros em nossa História destaca a participação africana e afrodescendente na construção de nossa identidade cultural.
Para que a visita seja proveitosa, precisamos respeitar as regras do ambiente que nos acolherá.
Podemos fotografar (sem o uso de flash), mas não nos é permitido tocar as obras ou ultrapassar a linha de demarcação que as protege. Essas orientações devem ser rigorosamente obedecidas.
(...)
No início da semana o professor Athos e a coordenadora Sandra conversarão com vocês a respeito dessas orientações e sobre um pequeno roteiro que deveremos seguir.

Preparamos algumas questões para elaboração de síntese de grupos (três ou quatro alunos)*.
Não vejam a tarefa como atividade enfadonha ou punitiva. O objetivo é a reflexão sobre as diversas obras expostas... As questões devem ajudar-nos a aprofundar o conhecimento que temos de nossa sociedade e de nós mesmos.
Mais importante do que “tirar boa nota” no relatório é conhecer o museu, aprender e tomar gosto por passeios culturais.
Esperamos que vocês incentivem os colegas que ainda não se convenceram da importância da nossa visita... E também que contribuam para que ele seja um sucesso.

* das questões propostas:
1- Quais são os principais aspectos e/ou pontos positivos das exposições (além do acervo permanente, vocês podem escolher também uma dessas: “Carolina entre nós”; “As aventuras de Pierre Verger”; “Gullah, Bahia, África”)?
2- Cite ao menos duas obras das que você tenha fotografado para comentar.
3- Esportes; arte/escultura; literatura; política; religião... Escolha um dos temas apresentados na “exposição permanente” para escrever a respeito do que aprendemos com a visita.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas