domingo, 10 de março de 2013

“Ei! Tem alguém aí?”, de Jostein Gaarder – Os meninos contemplam as estrelas e falam sobre o que é (ou não é) real naquele encontro; por que Mika viajou de tão longe? alguém está sonhando?

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2013/03/ei-tem-alguem-ai-de-jostein-gaarder-os.html antes de ler esta postagem:

É claro que Joakim ficou muito preocupado com a surpreendente chegada de Mika... Ele sabia que a tia Helena poderia subir até o seu quarto e que a confusão seria muito grande. Então ele se vestiu e se calçou rapidamente para subir ao telhado com o amigo espacial... Novamente os dois estavam próximos para contemplar a paisagem e conversar... Mas dessa vez a escuridão e o frio predominavam.
Olharam para as estrelas... Elas “salpicavam” o firmamento... Mika apontou para uma delas e cogitou se ela, lá “em cima”, fosse o Sol de seu planeta... Joakim, lembrando da primeira conversa que tiveram, disse que talvez fosse “lá embaixo”... Mas o que não saia da cabeça dele era o fato de o amigo espacial ter nascido de um ovo e de ter a habilidade de “ler” os seus pensamentos... Contou para Mika que havia nascido há oito anos e quis saber a quanto tempo ele “havia saído do ovo”... Mika respondeu que fazia exatamente um ano... Joakim parabenizou-o, e o outro disse que essas coisas dependem muito da rotação e distância de cada planeta em relação à estrela que orbitam... Disse que um ano em seu planeta tem duração muito maior do que na Terra. Joakim explicou a duração do ano terrestre e falou da necessidade de se acrescentar um dia extra a cada quatro anos... Mika contou que achou o dia terrestre menos duradouro do que o dia em Eljo. Joakim falou da duração de 24 horas, mas o garoto do espaço não entendia o que significavam “horas”... Joakim refletiu sobre aquilo e constatou que aquela “grandeza” era apenas uma invenção humana... Imaginou que o dia podia durar “2 horas”, e cada uma delas “100 minutos”... Constatou que se tratavam convenções “padronizadoras”.
Joakim explicou sobre as divisões convencionais (60 minutos para cada hora; 60 segundos para cada minuto...). Mika quis saber a duração de cada segundo... É claro que Joakim teve dificuldade para explicar isso... Então contou de 1 a 3 fazendo um intervalo aproximado de um segundo... De certa forma isso funcionou porque Mika concentrou-se na sequência numérica, esticou os dedos e concluiu que, em Eljo, Joakim teria um ano e oito dias... Joakim notou que era oito dias mais velho que Mika.
Observando as incontáveis e brilhantes estrelas, perguntou ao amigo por que ele fez a viagem até a Terra... Ele respondeu que o motivo de sua viagem era encontrá-lo... Mas observou que tudo aquilo era apenas um sonho... Joakim queria explicação, e Mika disse que sonhou que estava viajando com sua nave, que durante muito tempo nada viu além de estrelas e galáxias... Falou que às vezes contemplava algum cometa... Explicou que chegou ao Sistema Solar... Descreveu os planetas, anéis e satélites naturais... Contou que se empolgou com um que à distância se parecia com uma pérola verde azulada, como aqueles pirulitos cheios de cores... Joakim o interrompeu e falou que se trata da Terra, então aquilo não podia ser um sonho...
Mas Mika confirmou que se tratava de um sonho... E na sequência falou que abriu a portinhola da espaçonave e gritou “Ei! Tem alguém aí? Ou é tudo vazio e deserto?”... Disse que caiu e, numa velocidade tremenda, veio ao encontro do planeta... Apavorado gritou por socorro... Até acabar dependurado na macieira... O menino de Eljo reafirmou que sabia que se tratava de um sonho, só que “ele não acabava”... Joakim perguntou se a história de seu nascimento a partir de um ovo também não era enredo de um sonho... Sobre isso, Mika respondeu que tinha tanta certeza quanto estarem sentados naquele telhado a observarem as estrelas... Neste ponto Joakim argumentou que, se toda a viagem do outro pelo espaço nada mais era do que um sonho, então aquele momento também era “parte do sonho” que prosseguia... Se assim era, arrematou, um dos dois estava sonhando... O outro concordou, mas advertiu que é como o planeta que possui dois lados e ambos não são iluminados ao mesmo tempo pelo sol... Pode acontecer de duas pessoas estarem acordadas (ou dormindo) no mesmo momento em que uma delas sonha com a outra... Esse raciocínio um tanto confuso de Mika foi concluído por Joakim com a pergunta sobre qual dos dois, afinal, estaria sonhando...
Para Mika isso pouco importava... O mais importante havia sido o encontro no alto da montanha e a conversa que lá tiveram... Joakim refletiu sobre isso e questionou sobre a confusão em relação à existência do amigo espacial... Ora, se era ele quem sonhava com Mika, o garoto não poderia existir antes que o sonho começasse e, quando acordasse, ele desapareceria... Sobre isso, agitando as mãos, Mika perguntou como é que se poderia saber se Joakim era o único que sonhava com ele, além disso, como poderia ter certeza se o amigo não sonharia com ele outras vezes?
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2013/03/ei-tem-alguem-ai-de-jostein-gaarder.html
Leia: Ei! Tem alguém aí? Companhia das Letrinhas.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas