terça-feira, 9 de outubro de 2012

“O Queijo e os Vermes”, de Carlo Ginzburg – um pequeno histórico do embate entre Veneza e seus inimigos tradicionais; e entre Veneza e a nobreza do Friuli ao tempo de Menocchio

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/10/o-queijo-e-os-vermes-de-carlo-ginzburg_6.html antes de ler esta postagem:

Ginzburg resgata acontecimentos de princípios do século XVI, quando a nobreza do Fruiuli esteve dividida em dois grupos políticos, partidos nitidamente opostos... Os Zamberlani eram favoráveis a Veneza, já os Strumieri eram contrários ao domínio veneziano... Enquanto os primeiros eram liderados por Antonio Savorgnan, os Strumieri eram capitaneados pela família dos Torreggiani... Registra-se que os dois partidos (ambos reuniam famílias poderosíssimas) entraram em conflitos muito violentos... E ambos os lados sofreram baixas devido à ação de turbas camponesas...
Em 1508 Francesco di Strasssoldo proferiu discurso no parlamento advertindo a ousadia de camponeses que se reuniam secretamente para provocar agitações. O nobre anunciou que os camponeses provocariam a morte horrenda de padres, nobres e cidadãos (seriam cortados em pedacinhos)... Fariam uma Véspera Siciliana (referência a uma histórica revolta de 1282, em Palermo, contra o domínio francês e à Igreja – esse movimento tornou-se símbolo das lutas contra o poder político e eclesiástico – página 58).
Precisamos entender situações de fato bem difíceis para quem não conhece a História de Veneza e seus domínios... De modo bem simplificado, podemos dizer que Veneza consolidou sua hegemonia a partir do comércio... Isso não ocorreu da noite para o dia, além disso, desde muito tempo ela diferenciava-se das diversas potências... Veneza foi cobiçada por várias delas (austríacos, espanhóis, franceses, turcos, a Igreja também pretendeu torná-la território papal)... Mesmo quando a cristandade envolveu-se em conflitos com muçulmanos, os comerciantes venezianos conseguiram manter suas relações comerciais com Constantinopla e com árabes...
Em O Queijo e os Vermes conta-se que Veneza havia sido derrotada em Agnadello (maio de 1509) por tropas francesas... Esse acontecimento provocou a rendição de várias localidades de influência veneziana... Mas o desenrolar dos acontecimentos não se limitou a isso.
A peste havia se alastrado e os camponeses enfrentaram tempos de escassez, então se insurgiram. Eles eram fiéis a Savorgnan (líder dos Zamberlani), mas a revolta dos desfavorecidos tomou proporções tais que não havia como contê-la... Famílias nobres foram violentamente atacadas, e não importava a qual grupo político estivessem vinculadas... O texto cita a “quinta feira gorda” de 1511 quando teria ocorrido um espetáculo de horrores, já que camponeses atacaram e incendiaram castelos, assassinaram famílias inteiras e os mortos esfolados foram espalhados pelos riachos, caminhos ou abandonados em cemitérios... Objetos, comida e roupas foram saqueados... Vestiam os trajes nobres e se divertiam como se estivessem vivendo a “terça feira gorda”, tradicional dia do carnaval veneziano. A partir de Udine, várias outras localidades foram atingidas pelo terror... Castelos eram tomados e incendiados. A nobreza se uniu para combater os insidiosos... Em Veneza temiam-se as agitações, mas por outro lado notava-se nos episódios a possibilidade de enfraquecer a nobreza na região do Friuli.
Após esses acontecimentos, Veneza se dispôs a apoiar os camponeses contra a nobreza, que esperava conservar os costumeiros e antigos estatutos que mantinham os atores sociais na condição feudal... A título de “ilustração” temos a citação em O Queijo e os Vermes da cláusula intitulada prohibitione armorum rusticis, que penalizava os camponeses que atrapalhassem o “exercício da caça” (direito exclusivo dos nobres), laçando lebres ou caçando perdizes à noite... De Veneza organizavam-se instituições como a Constandinanza que, além de coletar impostos, formava milícias camponesas... As autoridades de Veneza estavam dispostas, inclusive, a elevar a Constandinanza à condição de representar os interesses do campesinato.
Diversas medidas em apoio aos camponeses do Friuli foram tomadas, elas diziam respeito sobretudo à suspensão de confiscos de animais ou instrumentos de trabalho por parte de credores praticantes da usura... Esses mesmos que subtraíam as safras dos pobres camponeses em tempos de preços baixos. Essas medidas acabavam proporcionando solidariedade dos camponeses em relação a Veneza, e oposição aos nobres locais... As autoridade venezianas levavam em consideração os problemas que a sobrevivência enfrentava na montanhosa região do Friuli, mas observavam com especial atenção a condição miserável dos camponeses locais, cada vez mais em menor contingente.
A título de conclusão, destacamos que o local e a época em que o moleiro Menocchio vivia eram profundamente marcados pelas características feudais... A nobreza local conseguia, não sem reveses, preservar privilégios que haviam sido abolidos em diversas regiões.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/10/o-queijo-e-os-vermes-de-carlo-ginzburg_15.html
Leia: O Queijo e os Vermes. Companhia das Letras.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas