quinta-feira, 30 de agosto de 2012

“Os bandeirantes”, de Mustafa Yasbek – Série O Cotidiano da História - considerações

Há este livro de Mustafa Yasbek, Os bandeirantes, da série O Cotidiano da História (Editora Ática).
Todos devem saber que a História da Colonização do Brasil é marcada por episódios de confronto... Durante os séculos XVII e XVIII aconteceram expedições de bandeirantes paulistas para o interior. Buscaram recursos que garantissem sua sobrevivência porque as dificuldades na cidade de São Paulo eram imensas.
Sobre os bandeirantes paulistas afirma-se que desbravaram o interior, enfrentaram os perigos naturais, atravessaram a linha estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas (1494), entraram em confronto com indígenas e jesuítas das chamadas reduções, descobriram regiões auríferas e fundaram cidades... Atuaram no combate aos quilombos...
Yasbek narra uma história que atrai a atenção dos alunos... É uma história fictícia, mas tem base em documentos e a partir dela aprendemos a temática em questão... Quais as condições de vida na antiga São Paulo? Quem eram os bandeirantes? Como uma expedição era planejada? Quem fazia parte? Que perigos enfrentavam? Quem eram seus inimigos? Quais as expectativas dos que partiam? E a dos que permaneciam na cidade?
Questões sobre heroísmo e crueldade dos bandeirantes certamente vêm à tona após leitura de Os bandeirantes...
O recorte definido por Yasbek nos leva ao início de uma expedição à província espanhola de Guairá (para a captura de indígenas que viviam em reduções organizadas por jesuítas). É claro que não dá conta de todas as questões relacionadas ao bandeirantismo... O livro apresenta uma segunda parte que contempla a contextualização do conteúdo na História e fornece as informações necessárias para a organização do conhecimento do estudante.
Leia: Os bandeirantes. Série O Cotidiano da História. Editora Ática
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/09/os-bandeirantes-de-mustafa-yasbek-serie.html
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas