domingo, 26 de dezembro de 2010

Mais limitações deste blog

Talvez seja interessante acessar este link antes de ler a postagem de hoje: http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2010/10/este-blog-possui-muitas-limitacoes.html

As postagens aqui têm esse caráter de apresentar memórias de atividades e trabalhos na Educação Pública em São Paulo. Muitas vezes queremos compartilhar as experiências que deram certo ou proporcionaram debates interessantes... Na maioria das vezes elas são resultado do exercício de autonomia na elaboração de projetos e planos de aulas. A busca de textos, documentários e materiais diversos impulsionou esse trabalho todo. Nem tudo está documentado, então, às vezes temos de recorrer a certa elaboração para sugerir aqui... O desejo é o de partilhar com colegas, ao mesmo tempo receber contribuições deles. Tudo o que está aqui é passível de ser aproveitado, criticado ou rejeitado por outros.

Mas recentemente deparei-me com algumas dúvidas. E tive de pesquisar um pouco para não incorrer em erros. Um dos exemplos é publicar fragmentos de textos que não são meus. Ora, embora eu os tenha selecionado e gostasse que outros pudessem apreciar, fica sempre uma incerteza em relação à autorização de quem escreveu o texto original. Uma coisa é você expressar o seu entendimento, sua interpretação em relação a determinado material... Outra é reproduzi-lo mesmo que parcialmente. É por isso que andei alterando algumas postagens anteriores. Se por acaso alguém quiser maiores detalhes de materiais que divulgo aqui, pode solicitar por e-mail.

Todos devem saber que esse ambiente de Rede Virtual proporciona livre circulação de conteúdos. Eu tenho essa consciência de que o que é tornado público aqui vai deixando de ser exclusivamente meu... Mas temos limites em relação ao que é dos outros. Sempre registrei meu apreço aos materiais e autores que escolhi. Penso que, longe de polemizar, a intenção aqui sempre foi a de aglutinar e disseminar bons materiais e ideias didático-pedagógicas.


Um abraço,

Prof.Gilberto

Páginas