segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Filme: Rarg - o país dos sonhos


Indicação (livre)
Este desenho recebeu vários elogios dos críticos britânicos e “dá o que pensar e falar”.
Inicialmente temos a apresentação de um país perfeito chamado Rarg. A felicidade reina entre seus habitantes. O Sol não nasce enquanto ainda houver um rargueano dormindo... Há um senador que busca a felicidade através das descobertas que os pesquisadores realizam. Todas as descobertas servem para trazer felicidades e facilidades à vida rargueana.

Uma biblioteca imensa contém as publicações com as descobertas... Elas ocorrem a todo momento e, por isso seu acervo cresce sempre. Há um professor que investiga uma questão essencial (ainda por encontrar uma resposta, uma “descoberta”). A questão faz referência ao lugar onde exatamente estão os rargueanos...

A professora de Rarg apresenta seus pupilos ao professor e ao seu laboratório. Os muito novos pupilos (são bebês!) insistem para que o velho professor acesse o revelador dado sobre a realidade de Rarg.

Então aparece uma imagem em sua máquina “sugadora de conhecimentos”: Um sujeito (Edwin) está dormindo pesadamente... Um dos pupilos apresenta a conclusão: “somos um sonho” deste aí... Mas, pelo que demonstra o relógio despertador ao lado da cama, ele vai acordar em cinco minutos.

Bom, os rargueanos percebem que sua existência é efêmera, dado que basta o Sr. Edwin acordar para que eles desapareçam... Enquanto o mundo do que sonha é a realidade, o dos rargueanos é o “dos sonhos”. Uma grande discussão no Senado apresenta-nos o velho professor demonstrando que não há saída...

Mas o “bebê-pupilo”, que "tem uma longa vida pela frente", apresenta a ideia da construção de um portal que ligará os dois mundos... Todos os rargueanos se envolvem no projeto que tem como missão “transportar o Sr. Edwin para o mundo dos sonhos e fazer com que ele permaneça dormindo (e sonhando).

Se eu revelar mais do que já tratei aqui, você não vai se interessar em encontrar o DVD.

A conclusão está em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/03/filme-rarg-o-pais-dos-sonhos-conclusao.html
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas