quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Guerra do Peloponeso - Democracia ateniense - Fragmentos de Tucídides

A Guerra do Peloponeso ocorreu entre cidades gregas. De um lado estava Atenas e suas aliadas da Confederação de Delos... De outro estava Esparta e suas aliadas da Confederação do Peloponeso. Os conflitos ocorreram de 431 a 404 a.C. E foram logo após os gregos vencerem os persas... Poderíamos tratar aqui sobre esses conflitos que contribuíram para o seu declínio e a posterior conquista macedônica... Mas não é esse o caso.
Em A Guerra do Peloponeso temos uma parte em que Tucídides escreveu sobre a forma de governo em Atenas... Ele procura reproduzir as palavras de um discurso de Péricles. Eis os fragmentos que são selecionados em caderno 2 de atividades para alunos de 1º ano do Médio:

“Vivemos sob uma forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns, ao invés de imitar outros. Seu nome, como tudo depende não de poucos, mas da maioria, é democracia. Nela, enquanto, no tocante às leis, todos são iguais para a solução de suas divergências
privadas, quando se trata de escolher […], não é o fato de pertencer a uma classe, mas o mérito, que dá acesso aos postos mais honrosos; inversamente, a pobreza não é razão para que alguém, sendo capaz de prestar serviços à cidade, seja impedido de fazê-lo pela obscuridade de sua condição. Conduzimo-nos liberalmente em nossa vida pública, e não observamos com uma curiosidade suspicaz a vida privada de nossos concidadãos, pois não nos ressentimos com nosso vizinho se ele age como lhe apraz, nem o olhamos com ares de reprovação que, embora inócuos, lhe causariam desgosto. Ao mesmo tempo que evitamos ofender os outros em nosso convívio privado, em nossa vida pública nos afastamos da ilegalidade, principalmente por causa de um temor reverente, pois somos submissos às autoridades e às leis, especialmente àquelas promulgadas para socorrer os oprimidos e às que, embora não escritas, trazem aos transgressores uma desonra visível a todos.”


Partenon - Atenas









Na próxima publicação comentarei esses fragmentos a partir das discussões que ocorreram em sala.

Um abraço,

Prof.Gilberto

Páginas