terça-feira, 28 de dezembro de 2010

"Racismo na obra de Lobato", uma polêmica "revisitada"

Todos aí sabem que há uma “revisitada” polêmica em torno do racismo na obra de Monteiro Lobato. Outros clássicos autores, de outros países, também são alvo de frequentes discussões. Isso ocorre de tempos em tempos... É como se as gerações mais novas fizessem uma revisão nos conceitos tidos como aceitos pelas anteriores... A obra de Mark Twain (representado abaixo com seus personagens e o Mississipi ao fundo, clássico norte-americano) é um desses exemplos.

Nesses casos há sempre os que se posicionam de modo mais radical e, de modo inflamado, pregam até mesmo o banimento dos escritores e seus textos. Outros são os que argumentam sobre as necessidades de contextualização dos autores e de suas obras...

É, porque nossa realidade é bem diferente daquela vivenciada por Lobato, nem é preciso insistir nisso. Você até pode dizer que (hoje) a cidadania ainda não é fato, que há muitos erros, sobretudo daqueles que deviam dar o exemplo a partir do poder que exercem. Mas há em nossa sociedade um desejo de que as atitudes de intolerância e outros abusos sejam cada vez mais repudiadas e punidas na forma da Lei.

O texto mais discutido tem sido o Caçadas de Pedrinho, que eu ainda não li, mas posso “mensurar” o debate com base nos conteúdos de outros livros do Lobato. Para quem tiver curiosidade, tempos atrás escrevi algo aqui mesmo (http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2010/10/sobre-chave-do-tamanho-de-monteiro.html).

Acabei de ler Viagem ao Céu, sobre o qual pretendo escrever aqui e no blog da Emef Teodomiro. É possível (se quisermos) tratar só dos aspectos preconceituosos neste e em qualquer outro texto, já que neles notamos inadmissíveis tratamentos dispensados à Tia Anastácia... Mas é claro que não teremos a menor possibilidade de um efetivo esclarecimento, já que não podemos debater com o autor em seu tempo e espaço.

Mas e então? Vamos defenestrar o Lobato, sua História e seus textos para o público infanto-juvenil? O Conselho Nacional de Educação, através do Parecer 152010 orienta os educadores do país em relação à contextualização que a obra e a nossa sociedade merecem. Mesmo essa atitude provoca a indignação de vários setores, que vêem nela autoritarismo e censura... Como se nota, a polêmica é pesada mesmo.

Há um abaixo-assinado em apoio a este perecer. O site da Apeoesp (apeoesp.org.br) está divulgando e se posicionando favoravelmente. Eu o assinei e deixo o link abaixo para quem se dispuser ao mesmo.


Um abraço,
Prof.Gilberto

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