domingo, 3 de outubro de 2010

Este blog possui muitas limitações

O comum entre os que possuem blogs é estabelecer registros sobre particularidades... Como as de “diários de bordo”... Cada um sabe de si, a bordo de quê vai seguindo... Pode ser até a bordo de uma “nau sem rumo”...

Minhas particularidades são desinteressantes... Eventualmente elas aparecerão por aqui, todavia não é esse o meu objetivo... Posso dizer que, da mesma forma que a maioria dos mortais, busco sobreviver, quase que apenas isso, sou um assalariado, “tributável” (e aqui vai essa referência a Lisbon revisited, 1923, Álvaro de Campos, Fernando Pessoa).

Este blog possui muitas limitações. E, pelo visto, pode interessar pouco...

No começo desta década o professor Valteir sugeriu montarmos um site para publicarmos textos e produções de nossos alunos da EE Adolfo Casais. Ele organizou tudo... Eu nada entendia daquilo, mas ele arranjou-me um programa chamado Publisher para que pudesse fazer atualizações... Achei muito legal porque sempre gostei de fazer recortes de certos autores para o trabalho em sala de aulas e a ferramenta parecia-me “revolucionária”... Demos início aos trabalhos... Mas o colega se afastou das atividades devido a problemas de saúde e o nosso trabalho em domínios virtuais desabou...

Depois, construir um site ficou tão fácil... Aí veio essa onda de blogs... Fiz um, hospedado por um conhecido provedor... Não achei correto aquele monte de publicidade que aparecia... Daí a migração para este, que considero razoável... Também porque, num momento de fúria, posso acabar com ele sem arrependimentos...

Este blog possui muitas limitações. Método... Planejamento...

Acho que ele vai tomando uma forma na medida em que o tempo passa... Revelando práticas de ensino, leituras diversas, atividades desenvolvidas pelos alunos, filmes e recortes que achei interessante desenvolver em aulas... Há muita coisa em que venho pensando sobre a minha vivência na Educação. Quero escrever sobre uma escola pública mais próxima do ideal (?)... E também sobre pessoas que foram (e são) importantes para mim nessa trajetória... Algumas delas bem “culpadas” pela minha "militância" na escola pública.

Este blog possui muitas limitações. Onde isso vai parar...

Sei que pode ser difícil admitir e concordar, mas uma das prerrogativas que pretendo aqui é a Humildade... Sei que há alunos e seus familiares que acessam... Há também acessos de colegas professores... Então há responsabilidades imensas de minha parte. A maior é esclarecer que as opiniões aqui expostas são particulares, é normal não servirem para outras pessoas... Se quiserem colocar em prática algo que entenderem ser aproveitável fiquem à vontade...

Este blog é mesmo muito limitado.

Não dá para imaginar os conceitos e dados aqui apresentados como Absolutos, quer dizer, este blog, embora possa transmitir uma sensação de “arrogante sapiência”, não tem pretensão alguma de “ensinar” conteúdos... Para isso existem os manuais. Existe o “mano Google”... Os conteúdos estão nos livros sérios e, em relação a fundamentações filosóficas, sociológicas, culturais e de economia, o correto é a leitura “na fonte”, ou seja, devemos ler os autores clássicos para aprender.

Um abraço,

Prof.Gilberto

Páginas