domingo, 12 de dezembro de 2010

O médico e o monstro - de Robert Louis Stevenson


Acabei de ler O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson. O texto é uma adaptação de Michael Lawrence e foi traduzido por Hildegard Feist. É uma edição da Companhia das Letrinhas, que é o selo da Companhia das Letras para os livros infanto-juvenis que lança. Stevenson passou a infância em Edimburgo, Escócia, essa localidade certamente influenciou seu texto repleto de horrores.

A Estória é bem conhecida... Trata-se das experiências do doutor Henry Jekyll com ele mesmo... Ele ingere certa poção que preparou e acaba se transformando numa criatura horrenda... Passa a ser Mr. Hyde, de fisionomia apavorante, capaz de atitudes extremamente agressivas, como atacar crianças indefesas e assassinar pessoas pacíficas.

Já foram produzidos muitos filmes a partir do texto de Stevenson, escrito em 1885. Há várias adaptações literárias também...

A estória é contada pelo advogado Gabriel John Utterson, que tem importante participação na trama... Ele havia preparado o testamento do amigo Jekyll, e estranhava o fato de o doutor ter autorizado a transferência de todos os seus bens para o até então desconhecido Mr. Hyde. Além disso, não entendia porque ele se afastava dos encontros com os antigos amigos.

As maldades de Hyde acabam comprometendo cada vez mais o doutor Jekyll, um tipo de muito boa índole... De tanto se preocupar com o amigo, Utterson fica sabendo do endereço de Hyde no afastado Soho, um bairro sombrio, onde pessoas mal afamadas vivem e circulam... Tudo se complica mesmo quando Hyde assassina o parlamentar Danvers Carew a golpes de bengala. Ele se torna perseguido por ter sido descrito por testemunhas, e em sua residência é encontrada a outra parte da bengala que se partiu com os violentos golpes... Utterson sabe que, na verdade, o objeto pertencia ao amigo Jekyll.

Depois desses episódios, o médico procura se livrar da personalidade malévola que assumia ao ingerir suas poções e alguns sais. Retoma o convívio social e altera o testamento... Mas em pouco tempo volta às atitudes comprometedoras... É que ele perdeu o controle sobre as mutações... Revela ao doutor Lanyon todos os seus dramas... De tão traumatizado com a situação do amigo, Lanyon entra em profunda depressão e morre. Antes, faz com que chegue a Utterson uma carta confidencial, em que revela os segredos do amigo comum aos dois, mas adverte que a mesma deve ser lida apenas após a morte ou desaparecimento de Jekyll.

Desses acontecimentos para o final da trama falta bem pouco... Quem conhece a narrativa sabe que Utterson é chamado pelo mordomo (Poole) da residência de Jekyll para ajudar a resolver o mistério que ocorre no trancafiado laboratório do patrão...

Vou indicar este livro aos alunos da Emef Teodomiro. Eles podem encontrar o título na sala de leitura da escola... O objetivo do texto (claro que com alterações) no blog da escola será o de despertar o interesse deles.

Pretendo mostrar que o livro está interessante também porque traz vários detalhes sobre a Londres do século XIX... A vida cotidiana dos mais ricos, dos mais pobres, os medos que enfrentavam nas noites normalmente frias e enfumaçadas pelo fog... A reprodução acima aparece no livro, ela é do pintor John Atkinson Grimshaw (1836-1893) e ilustra Londres à noite. As páginas estão cheias de figuras que ilustram as partes da residência dos mais abastados, suas vestes e funcionários, a polícia... O Soho, que é um bairro complicado, também é descrito... O texto traz a reflexão sobre a personalidade das pessoas que, muitas vezes, gostariam de viver de um modo completamente diferente do que vivem... É a luta entre o Bem e o Mal no interior de cada um...

Um abraço,
Prof.Gilberto
Leia: O médico e o monstro. Companhia das Letras.

Páginas