terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Plano de aulas - patrimônio industrial em Santo Amaro e os novos Centros Comerciais - o SP Market

Para hoje estou deixando um Plano de Aulas que elaborei em 2007, por ocasião de um estudo na Unicamp (Campus Brooklin). Mantive o texto final da época em que foi redigido.

Trata-se de uma proposta que pretende refletir as transformações ocorridas nas últimas décadas e que levaram a região de Santo Amaro, região Sul de nossa cidade, a perder uma série de indústrias para o interior do estado e outras partes do país. Ao mesmo tempo em que isso se processou, a região tornou-se um pólo comercial importante. Muitas gigantescas fábricas metalúrgicas cederam terrenos para condomínios, shoppings e outros empreendimentos voltados ao comércio (concessionárias de automóveis, por exemplo). O tema central faz referências à antiga fábrica da Caterpillar da Avenida das Nações Unidas... Atualmente funciona ali um dos shoppings mais concorridos da cidade, o SP Market.

Segue o Plano:


Objetivos:
Tratar da questão do patrimônio industrial com os alunos de segundo ano de ensino Médio a partir de reflexões sobre um local bastante freqüentado por eles, o Shopping SP Market;

Refletir sobre a construção da memória coletiva, mundo do trabalho e mundo do consumo, a partir de entrevistas com parentes mais próximos e freqüentadores do Shopping;

Inferir acerca de informações bibliográficas relacionadas a depoimentos.

Pequeno histórico da edificação escolhida:
A edificação localiza-se à Avenida das Nações Unidas, 22.540. No lugar funcionam as lojas, cinemas, áreas de lazer e praças de alimentação do Shopping SP Market, que tem pouco mais de dez anos. Mas o prédio principal foi construído em 1955. Lá funcionava a Caterpillar Inc. Se observarmos o Guia de São Paulo, leremos “Jurubatuba” denominando o bairro. No entanto, na década de 1950, aquela localização era o ponto extremado de Santo Amaro, que constituía-se no maior pólo industrial da cidade, um dos maiores da América Latina.

A fábrica era o segundo investimento da Caterpillar Inc. fora dos Estados Unidos. A área inicial era de 164 mil metros quadrados. Seu principal produto são máquinas de terraplenagem e de movimentação de materiais, ou como as pessoas dizem, “tratores de obras” (como esse que aparece acima - por tratar-se de um modelo 1993 é bem provável que tenha sido fabricado em Santo Amaro). A fábrica era gigantesca e nela existiam diversos setores ligados à produção propriamente dita e outros ligados à manutenção, como carpintaria, por exemplo. Em função da existência da Caterpillar e de tantas outras indústrias na região, a zona sul de São Paulo foi “inchando” demograficamente. A existência de muitos de nós por essas paragens deve-se à grande quantidade de fábricas que havia, gerando os empregos de nossos pais.

Mas os tempos mudaram, o Capitalismo mudou. Várias fábricas mudaram-se para o interior, diminuíram os gastos... Essas coisas. Na década de 1970, a Caterpillar adquiriu uma área enorme em Piracicaba, lá construiu a sua segunda fábrica e para fazer frente à concorrência imposta pelo mercado acabou concentrando, em 1993, suas operações no interior do estado. Alguns sistemas de produção como o “just-in-time”, por exemplo, foram implantados. Dessa maneira, o antigo complexo existente nas Nações Unidas ficou disponível para outros empreendimentos, resultando na quase imediata instalação do referido Shopping. O lugar foi muito modificado e é bastante freqüentado pelos moradores locais, que podem notar alguns poucos traços da antiga fábrica, como o Shed para a iluminação e ventilação.

Estratégia de aula:
Formação de grupos e apresentação da questão: “Esclarecer e justificar qual é o principal e mais próximo complexo de compras da região em que vivemos”;
Breve debate sobre as respostas dos grupos, que provavelmente apresentarão resultados diversos;
Entrega do texto “Pequeno histórico...” citado no item anterior, leitura e discussão;
Proposta das atividades de pesquisa sobre a edificação em questão, com fotografias e entrevistas a freqüentadores e a parentes que conheceram a fábrica “de antigamente”. Cada grupo deverá planejar a sua pesquisa.
Sugestão de leituras e do filme “Eles não usam black-tie”.

Fontes de pesquisa:
Site - www.marcosa.com.br
“Periodização do processo de industrialização do Brasil”, de Dea Ribeiro Fenelon, in “50 textos de História do Brasil”. São Paulo, Editora Hucitec, 1974.
“A transformação político-econômica do capitalismo do final do século XX”, de David Harvey, in “Condição pós-moderna”. São Paulo, Edições Loyola, 1999.
“Post-scriptum – Sobre as sociedades de controle”, de Gilles Deleuze, in “Conversações, 1972 – 1990”. Rio de Janeiro, Editora 34, 1992.

Formas de avaliação:
Auto-avaliação;
Planejamento dos grupos de trabalho;
Resultados das pesquisas – textos, painel de fotos, conclusões.

Um abraço,

Prof.Gilberto

Páginas