sexta-feira, 7 de novembro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – a eliminação de Luba Luft teria sido um desperdício para a humanidade? Deckard e Resch não pensam do mesmo modo; Resch está pronto para o teste; Buff, o esquilo, passará aos cuidados de Deckard se isso se tornar necessário

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/11/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_6.html antes de ler esta postagem:

Phil Resch precisava resolver a situação angustiante a que suas reflexões o levavam... Parece que ele gostaria de ouvir de Deckard uma consideração positiva em relação à sua condição humana...
Mas nós percebemos que não era bem esse o pensamento de Rick... Garland o alertara sobre o modo como o “Departamento de Polícia Paralelo” funcionava. Para Deckard, as palavras do “oficial andy” faziam sentido. Ele entendeu que os fugitivos Nexus-6 estavam bem organizados e protegidos pela cadeia que fazia parte da estrutura paralela... Policiais andys (como Crams) entravam em ação toda vez que um deles corria perigo...
Deckard ia formando um juízo sobre Resch... De acordo com Garland, ele pensava que era um humano com o ofício de caçar androides. Não desconfiava que fosse “um deles” e, em vez de androides, capturava os que representavam ameaça (como aconteceu com Rick depois de contatar Luba Luft)...
(...)
As atitudes de Resch pareciam próprias de um andy ao mesmo tempo em que ele procurava convencer a si mesmo do contrário.
É claro que sua atuação na eliminação de Garland e Luba Luft havia sido fundamental. Aquelas duas “coisas” faziam parte da lista de Deckard e lhe proporcionaram mais dois mil dólares. Acontece que estava se aproximando o momento de aplicar o teste em Resch.
(...)
Vemos Deckard refletindo sobre aqueles acontecimentos todos... Parece que ele não estava conseguindo enxergar os seus alvos apenas como “coisas animadas”...
O também preocupado Resch disse-lhe que ele estava certo ao adverti-lo sobre o seu erro ao se irritar com as provocações de Luba... Havia sido agressivo ao agir antes de chegarem ao estacionamento, mas também entendia que não havia ocorrido nada de grave, pois de qualquer modo o disparo de laser teria de ocorrer meia hora depois...
Resch ainda fez questão de dizer que achou um desperdício Deckard deixar que o livro dado a Luba fosse destruído com ela... Estava claro que os dois não seguiam os mesmos critérios ou escrúpulos de consciência.
(...)
Depois do desabafo de Resch, Deckard falou que largaria aquele tipo de trabalho... Poderia se virar como “corretor de seguros”, ou então emigraria. Aquele ofício de “caçar androides” podia ser executado por outros andys devidamente programados para isso.
Deckard deixou escapar que a eliminação de Luba havia sido um desperdício... A humanidade perdera uma excelente intérprete da música erudita. Era evidente que, para ele, Luba Luft representava a perfeição no segmento para o qual havia sido elaborada.
Resch quis mostrar que ele estava equivocado. Os andys tinham de ser “aposentados” porque representavam grave perigo... Ele tinha de reconhecer isso! Os Nexus-6 se rebelaram e assassinaram humanos... Polokov e Luba não pestanejariam se pudessem eliminá-lo.
Resch queria que Deckard entendesse que não podia continuar agindo na defensiva... Ele só estava vivo porque o próprio Phil Resch conseguira retirá-lo das garras do Departamento localizado na Mission. Era preciso entender que os Nexus-6 eram invasores, assassinos disfarçados.
Deckard disse que se disfarçavam inclusive de policiais...
Sua frase foi a senha para o encerramento da conversa... Ele não podia ter sido mais direto.
Resch estava pronto para ser testado. Sugeriu que se usasse o teste Bonelli... Disse isso ressaltando que Garland tinha mentido... Memórias falsas incutidas em andys podiam ser boas? E como se explicaria sua afeição por Buffy, o esquilo?
(...)
Ficou acertado que Deckard “aposentaria” Resch se se comprovasse que ele era um andy.
O esquilo Buffy seria deixado como herança ao próprio Rick Deckard. Resch estava disposto a escrever um testamento...
Deckard o corrigiu... Andys não podiam firmar testamentos simplesmente porque não podiam possuir nada.
Tudo certo. Aquilo também não era problema... Caso o resultado do exame desse positivo para “humanoide”, Deckard poderia apropriar-se de Buffy.
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas