sábado, 15 de novembro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – através de Roy e Irmgard, Pris começa a tomar consciência das tragédias sucedidas aos companheiros

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/11/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_14.html antes de ler esta postagem:

J.R. Isidore estava com Pris no apartamento que ela havia ocupado... Ele conseguiu alguns ingredientes “de luxo”, e com eles preparava uma refeição... A “moça androide” sentia-se à vontade enquanto bebericava do Chablis. No começo mostrou-se entristecida, mas começou a falar sobre os amigos que julgava perdidos e foi se soltando.
Pris falou sobre Marte e os problemas para uma colonização que se pudesse considerar satisfatória. Falou sobre sua dependência dos remédios e sobre a literatura de ficção anterior às viagens espaciais... Isidore disse que gostaria de ler e perguntou se Pris possuía algum exemplar em meio à sua tralha.
Foi então que Roy e Irmgard chegaram... A assustada Pris pediu a Isidore que fosse até a porta.
(...)
Foi a pequena Irmgard que tomou a iniciativa de dizer o que faziam ali. Porém, mal começou a se explicar, notou por cima o ombro de J.R. a presença da Pris.
As duas se abraçaram... Roy Baty foi entrando no apartamento sem qualquer cerimônia. Ele perguntou a Pris se era seguro conversarem na presença de Isidore... Mas ele foi se deslocando espontaneamente para um canto, então os três trocaram sussurros... Depois chegaram diante dele e Pris falou que, até certo ponto, estava tudo bem... Disse que aquele tipo cuidava dela e que até havia trazido comida para ela.
Era com certo desprezo que ela se referia a Isidore.
Irmgard foi até a cozinha e conferiu o sabor dos pêssegos. Ela sorriu ao experimentá-los, e Isidore notou que ela não parecia dissimulada como Pris... Também por isso ele se sentiu atraído pela jovem companheira de Roy. J.R. se aproximou e disse (como que a demonstrar que sabia algo a respeito deles) que vinham de Marte... A pequena confirmou e depois sentenciou que aquele prédio era mesmo horrível... Será que ninguém vivia ali? Disse que enquanto se aproximaram do lugar não viram pontos iluminados!
Isidore esclareceu que morava mais acima... Irmgard disse que imaginava que ele e Pris estivessem morando juntos.
(...)
Quando Roy se pôs a falar, anunciou que Polokov havia sido capturado... Pris ouviu e se entristeceu... Ela quis saber se mais alguém havia sido pego... Roy informou que Anders, Gitchel e também Luba Luft já não estavam entre os viventes. A respeito de Luba, ele lembrou que durante a viagem a advertiu a respeito do risco que ela corria... Pelo visto, Luba e também os demais não acreditaram que cairiam facilmente.
Ao perceber que Pris se esforçava para concluir sobre quantos deles ainda restavam, Irmgard esclareceu que apenas eles três reunidos naquele apartamento sobreviviam.
Roy fazia o “tipo sarcástico” e emendou que era por isso que estavam juntos... O perigo parecia aproximar-se velozmente, mas ele passava a impressão de estar se divertindo... É claro que J.R. não conseguia entendê-lo.
(...)
Roy estava por dentro do que havia se passado com os companheiros... Ele explicou que certo Dave Holden era exímio caçador, porém havia sido atingido por Polokov. Irmgard completou a informação dizendo que o tipo estava hospitalizado, mas era certo que havia uma lista de “ilegais” e ela devia estar na posse de outro algoz.
Podemos notar que os recém-chegados sabiam muito mais a respeito da situação... Disseram a Pris que Polokov quase conseguiu matar o substituto de Holden, mas ele acabou sendo eliminado pelo “novo caçador”.
Eles sabiam que Luba foi perseguida por este que estava em ação. E sabiam dessas coisas porque a própria Luba conseguiu contatar Garland.
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas