sexta-feira, 21 de novembro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – enfim Isidore descobre que os três imigrados eram androides; Pris adverte sobre a possibilidade de ainda serem denunciados; Irmgard defende o “cabeça de galinha”; uma votação decidirá a sorte de Isidore

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/11/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_20.html antes de ler esta postagem:

Roy não se importava com o que poderia ocorrer a Isidore... Ele se importava com alguém ou com ele mesmo?
Pelo menos em relação ao J.R. ele até via certa “utilidade” em sua presença no momento em que fossem encontrados por um “caçador de recompensas”... O “cabeça de galinha” funcionaria como uma espécie de “cobertura” ao trio fugitivo...
Pris quis saber se ele não poderia conseguir algo melhor do que aquele radar. A moça andy achava que a presença de Isidore interferiria no acionamento do dispositivo... Isso seria um transtorno desnecessário.
Vendo que era o centro da discussão, Isidore foi dizendo que conseguiria uma arma... Não queria se tornar um estorvo para o grupo. Então Roy explicou que tinha ajustado o equipamento e que as “emanações cefálicas” de J.R. não acionariam o alarme...
(...)
Roy devia dizer que seria preciso que mais uma pessoa (o intruso) entrasse no recinto para que o sistema fosse disparado... Em vez disso, deixou escapar que o aparelho entraria em funcionamento se “mais um humano” chegasse...
(...)
Esse deslize foi notado por Isidore. E nesse momento ele entendeu que os três que havia acolhido eram androides...
J.R. revelou aos dois o que havia descoberto... Apesar de chegar à verdade sobre a condição existencial de Pris, Roy e Irmgard, ele não se importou. Antes, pareceu aliviado por entender o motivo da perseguição que estavam sofrendo... Eles não eram “viventes como os humanos”... Disse a eles que “não eram realmente vivos”.
Roy parecia se desculpar com Pris por sua precipitação ao falar como um tagarela... Mas Isidore o interrompeu e garantiu que não tinha importância, pois ele também era desprezado pelos “normais”... Era um “especial” e, por isso não podia emigrar... Nesse sentido estavam “empatados”.
Roy respondeu que emigrar não seria bom negócio para Isidore... Certamente ele não gostaria de Marte...
Pris disse que se perguntava quanto tempo Isidore demoraria até descobrir a verdade sobre eles... Depois quis saber se ele não percebia que eram diferenciados... Roy se intrometeu e sentenciou que Garland, Polokov e Luba se deram mal ao acreditarem que passariam despercebidos entre os humanos.
Isidore deu a sua opinião... Para ele, o trio de andys parecia superior... Disse que teria muito a aprender com eles e, quem sabe, dessa forma, poderia passar no teste de Q.I. e deixar de ser um “cabeça de galinha”.
Roy quis encerrar a conversa dizendo que precisava terminar o alarme... Pris se aproximou e disse-lhe que o “cabeça de galinha” não tinha entendido o que fizeram para deixar Marte... Roy respondeu que fizeram o que não podiam “ter deixado de fazer”.
(...)
Irmgard estava à porta e tinha visto e ouvido tudo o que se passara ali... Ela disse que não precisavam se preocupar com Isidore... Dirigiu-se até ele e o encarou. Sentenciou que ele também não era tratado com dignidade pelos demais humanos, e o que tiveram de fazer em Marte (se rebelaram e assassinaram seus senhores humanos) não lhe interessava.
No entendimento de Irmgard, o fato de Isidore gostar deles, para ele, era algo bom... Eles mesmos não podiam entender o que se passava com o tipo (é claro; não tinham sentimentos)... Encarou-o novamente e perguntou se ele sabia que podia ganhar um bom dinheiro se os denunciasse...
J.R. nada manifestou... Irmgard disse que aquilo era uma prova de que ele não os denunciaria... Pris elogiou Isidore dizendo que ele era “um grande homem” e que seu exemplo valorizava a “raça humana”.
Roy não deixou de fazer suas considerações... Disse que, se Isidore fosse um androide, denunciaria os três no dia seguinte... Deu uma gargalhada e ironizou mais uma vez quando lembrou que não esperavam encontrar amigos, só gente hostil.
(...)
Irmgard disse que não estava preocupada...
Roy devolveu que ela devia estar apavorada...
Pris propôs uma votação como fizeram quando ainda estavam na nave a caminho da Terra... Dessa vez seria para saber se deviam se livrar ou não de Isidore. Irmgard quis colocar fim na polêmica garantindo que não encontrariam nenhum outro humano disposto a acolhê-los... Queria concluir com um adjetivo positivo para atribuir a Isidore, mas não encontrou nenhum.
Foi Pris quem completou a frase da amiga: “o sr. Isidore é... especial”.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/11/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_88.html
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas