quinta-feira, 20 de novembro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – Pris dá a entender que não acredita que a perseguição que sofrem seja real; estariam sofrendo de alucinações coletivas?; Isidore ainda não percebeu que os “estrangeiros” são andys; alarme instalado para detectar qualquer “entidade mentacional”

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/11/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_18.html antes de ler esta postagem:

Pris havia lançado a pergunta sobre se valia a pena sobreviverem... Ninguém precisava responder...
Vimos que ela aceitou se transferir para o apartamento de J.R.
De sua parte, Isidore estava muito animado ao garantir que poderia proteger os três amigos. Ele não se importava por não compreender exatamente o que se passava ou em qual trama estava se envolvendo.
J.R. até se considerava um sujeito de sorte. Na sua condição de “cabeça de galinha” jamais sonhara em participar de uma ação como aquela. Garantiu a Pris que no dia seguinte iria à biblioteca, onde conseguiria algo para ela ler enquanto aguardasse o desenrolar dos acontecimentos.
(...)
Já no apartamento, Isidore ligou o aquecedor e o único canal de televisão a que tinha acesso... Ao mesmo tempo em que Pris manifestava aprovação por ter se instalado ali, suas “expressões amargas” revelavam o oposto...
J.R. perguntou se havia algum problema... Ela se aproximou da janela panorâmica e contemplou o vazio. Ele quis saber se a perseguição que estavam sofrendo era o motivo de sua angústia.
Pris disparou que tudo aquilo só podia ser um sonho, algo como uma alucinação provocada pelas drogas fornecidas por Roy Baty... Mais uma vez, Isidore ficou sem entender o sentido de suas palavras.Pris perguntou se o amigo acreditava que os caçadores de recompensas existiam mesmo. Ele explicou que tudo o que sabia era o que Roy havia dito anteriormente, ou seja, seus amigos estavam sendo perseguidos por tipos que os assassinavam... Ela quis desqualificar o pânico propagado por Roy garantindo que ele era tão louco quanto ela...
A moça sustentou que antes de partirem de Marte estavam em dúvida entre pousarem em São Francisco ou na costa leste, onde se internariam num hospício. Isidore ouviu de Pris que o quadro depreciativo mental do grupo era notório... Todos eles eram esquizofrênicos, suas vidas emocionais eram defeituosas e suas “alucinações coletivas” eram constantes.
Isidore falou que, de sua parte, era difícil crer que algo como aquelas perseguições e assassinatos ocorresse... O governo não realizava execuções sumárias! Além do mais havia o mercerismo...
Pris respondeu que quando não se é humano “tudo muda de figura”... Isso seria uma deixa para que Isidore concluísse que o que ela havia dito se relacionava a ela mesma, Irmgard e Roy... Em vez disso, ele rebateu a argumentação dizendo que até “enguias, roedores, cobras e aranhas são sagrados”.
(...)
As ideias levantadas por Isidore apenas deram sustentação à versão de Pris de que não ocorria nenhuma perseguição contra eles... Ela foi concluindo o seu raciocínio quando, de repente, a porta se abriu.
Roy entrou trazendo sua tralha para a instalação do alarme... Ele retirou um quadro da parede, “afixou um pequeno dispositivo ao prego”, enrolou o arame, devolveu o quadro ao lugar e explicou que por baixo do tapete passava uma fiação que detectava a presença de qualquer “entidade mentacional”...
Pris ouviu a explicação de Roy e adiantou que o alarme soaria, mas então, o que poderiam fazer? O caçador estaria armado e daria cabo de todos eles. Roy esclareceu que uma unidade “penfield” fazia parte da instalação... Isso garantiria que o intruso sofreria pânico, “arritmias aleatórias, desorientação e espasmos musculares e neurais”... Isso daria alguma chance a eles, que poderiam dominá-lo... Roy ressaltou que isso também dependeria do quanto o inimigo fosse bem preparado.
Isidore quis saber se ele não seria afetado pelo alarme... Roy disse que não haveria problema, já que ao ser dominado pelo pânico ele também correria dali, mas como não era alvo dos caçadores acabaria desprezado por eles...
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas