domingo, 16 de novembro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – de como Roy e Irmgard souberam a respeito da queda dos companheiros; o líder e seu projeto de resistência; Isidore se anima com a possibilidade de partilhar o apartamento com Pris

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/11/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_15.html antes de ler esta postagem:

Irmgard e Roy Baty contaram para Pris tudo o que ficaram sabendo a respeito da caçada que os companheiros sofreram depois que chegaram de Marte... Disseram que Polokov havia atingido um experiente agente, porém o tipo que já havia eliminado dois deles foi substituído. Isso significava que eles não teriam paz.
(...)
Foi Irmgard quem explicou que, depois que Luba contatou Garland, o “novo caçador de recompensas” foi enviado para o prédio da Misson Street, onde seria preso... Aliás, foi durante esse processo que a cantora lírica andy entrou em contato com eles.
Infelizmente para eles, já se sabia que algo havia dado errado... Certamente o caçador possuía uma lista com os nomes de Pris, Irmgard e Roy Baty...
Irmgard explicou que era por isso que ela e Roy deixaram o antigo endereço levando no carro tudo o que podiam... Já não podiam retroceder... Estavam dispostos a ocupar um apartamento naquele prédio decadente... Pelo menos poderiam atuar juntos.
(...)
Isidore ousou se intrometer na discussão dos camaradas... Gaguejando, perguntou se era prudente se instalarem no mesmo prédio... Para ele, estava claro que, se fossem pegos, cairiam de um só golpe... Irmgard respondeu que os outros já não existiam... Disse isso dando a entender que estava resignada.
Para J.R. a postura do casal era muito estranha... Em sua opinião, Pris parecia apavorada... Exatamente como uma pessoa normal se sentiria! Definitivamente este não era o caso da dupla recém-chegada.
Roy perguntou a Pris se ela não achava mais prático se instalar no apartamento de Isidore... Ela rechaçou imediatamente aquela ideia e disse que não admitia morar com um “cabeça de galinha”...
Irmgard interveio dizendo que Pris não deveria se prender a esnobismos, pois os caçadores de recompensas deviam estar bem motivados para capturá-los naquela mesma noite.
Roy concordou e fechou a porta. Sentenciou que ficariam naquele prédio e mais uma vez sugeriu que Pris se mudasse para junto de Isidore... Poderiam se ajudar uns aos outros... Ele mesmo providenciaria um “grampo bidirecional” com a tralha eletrônica que havia retirado da nave... Dessa forma poderiam saber se havia alguma ameaça a um deles, e até o que se passava no interior dos apartamentos.
Além desse grampo, Roy planejou um alarme que podia ser disparado por qualquer um deles... A ideia era a de manterem-se antenados e, ao mesmo tempo, o mais afastado possível de qualquer caçador de recompensas. Ele sabia que suas “identidades sintéticas” já não tinham nenhuma funcionalidade.
(...)
Roy falou todas essas coisas sempre incluindo Isidore nas várias situações de defesa... Ele não demonstrava a menor agitação e considerava que os tipos que os caçavam não deviam ter a menor ideia de onde estavam.
Enquanto avaliou como positivo o raciocínio do companheiro, mais uma vez Irmgard lamentou o ocorrido com os demais... Disse que Roy havia acertado quando advertiu Luba, Garland e Polokov sobre seus projetos de manterem-se como “tipos públicos” na Terra e, assim, “camuflados”. Desde o começo, Roy desconfiou que os amigos estivessem equivocados.
Ao que tudo indicava, os três sobreviventes nada tinham a fazer senão tomar os erros dos demais como exemplos que não podiam repetir.
(...)
J.R. notou que Roy era o líder. Comentou sobre isso... Irmgard confirmou e acrescentou que ele havia planejado a viagem do grupo.
Isidore ainda gaguejava, mas parecia bem animado quando sugeriu que Pris se mudasse para o seu apartamento... Seria “formidável” se ela concordasse com a proposta de Roy...
Seus olhos brilhavam quando afirmou que planejava tirar umas férias para aproveitar mais a sua companhia e protegê-la.
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas