terça-feira, 2 de abril de 2013

Encaminhamentos para o "Projeto Folhetim" com os alunos de Ensino Médio

O final do ano passado na E.E Adolfo Casais foi marcado por apresentações de TCCs (trabalhos de conclusão de curso) dos alunos de terceiro ano... Alguns registros devem ser expostos aqui... A ideia da professora Alexandra (Biologia) deu tão certo que a repetiremos neste ano.
Ela expôs outra ideia no início deste ano, centrada na produção de jornal estudantil... Depois de discussão durante os primeiros dias de planejamento, decidimos optar por um formato mais simplificado e menos oneroso.
Seguem os primeiros encaminhamentos:

Tirados a partir da proveitosa discussão (durante planejamento) a respeito do projeto:
O texto inicial (proposta do jornal) serviu de ponto de partida para os novos encaminhamentos. Portanto, para os casos de registros, ele deve constar pelo menos como anexo.
Aos objetivos devemos destacar o incentivo ao planejamento em equipe, à pesquisa, organização de sínteses, leitura e produção de texto.
Grupos inicialmente envolvidos no projeto: 2ºA; 2ºB; 2ºC.
Responsáveis pelos encaminhamentos: Professores Gilberto e Alexandra.
Proposta inicial: Cada sala se encarregará de criar um folhetim (com prazo definido) para leitura e apreciação crítica de outro grupo.
Semana de 18-22/fevereiro:
* professores esclarecerão aos alunos a ideia do folhetim, apresentando características básicas: periódico com seções (gêneros diversos) destinadas à informação e entretenimento; formato menor que os jornais tradicionais; possibilidade de apresentar conteúdos em partes (ideia de continuidade nas próximas edições. Isso deve ser destacado com ênfase).
Seções propostas: curiosidades; política; economia; crônica; esporte; desenho; história e datas em destaque no calendário; novidades científicas; curiosidades; resenhas de livros; dicas culturais; meio ambiente; filosofia; redações, etc.
* os alunos devem receber esclarecimentos sobre as edições, que podem conter textos de autoria própria (redações, sugestões de livros lidos...) mesclados a informações colhidas em fontes diversas (revistas, jornais, internet...). Nesses casos devem ser orientados sobre a necessidade de informar bibliografia, webgrafia...
Formato: Cada edição terá o formato no tamanho A4 (21cm x 29,7cm) com matérias nos dois lados da folha. A edição deve ser numerada e os colaboradores citados. Dificilmente todas as seções propostas serão contempladas em cada edição, então caberá ao grupo planejar o conteúdo e tamanho das matérias.
Prazos sugeridos:
18-22/fevereiro: esclarecimentos diversos e formação da comissão de alunos encarregada da divisão de tarefas.
25/fevereiro a 8/março: coleta do material para a edição e montagem do “boneco” (matriz para a impressão, sugestões de alterações e correção).
15-28/março: impressão da edição; entrega dos folhetins (cada aluno recebe o seu); período para as leituras; registros de opiniões/apreciação crítica das matérias.
1-5/abril: devolução dos folhetins aos professores responsáveis. Os alunos que contribuíram para a confecção do folhetim poderão receber um exemplar, se demonstrarem interesse. A sobra de material utilizado será encaminhada para a reciclagem.
Observação: Para a edição seguinte, cada classe deverá reservar pequeno espaço para publicar uma breve síntese sobre a apreciação que fizeram sobre o folhetim que leram anteriormente.
Material: preferencialmente papel reciclado.
Sugestão de data para a apresentação de conclusão sobre o trabalho desenvolvido: conselho de classes (segundos anos) ao final do primeiro bimestre.


Um abraço,
Prof.Gilberto

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