quarta-feira, 10 de abril de 2013

“Os Mandarins”, de Simone de Beauvoir – o espantoso caso em que Nadine se envolveu com o grupo de Vincent; “justiçamento” durante a madrugada; o “resgate” de Nadine; mãe e filha trocam promessas

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2013/04/os-mandarins-de-simone-de-beauvoir-anne.html antes de ler esta postagem:

Vincent ficou satisfeito... Sabia que Henri colaboraria. Solicitou que Anne se apressasse para resgatar Nadine... Disse que a garota garantiu que poderiam contar com a mãe. Anne confirmou que sim, podiam contar com ela, mas ainda quis saber do que se tratava enquanto conduzia o moço à saída.
Anne estava muito irritada, mas procurou não provocar nenhum barulho para que o marido não despertasse... Ele havia se recolhido há apenas duas horas... Vestiu-se apressadamente e, enquanto isso, recordava de outras ocasiões em que Robert teve de sair à noite para encontrar a filha em alguma parte de Paris... Mas aquilo foi ao tempo da Resistência...
Antes do combinado, Henri já aguardava Anne. Ao vê-la, perguntou se gostaria que lhe fizesse companhia. Anne recusou e foi perguntada sobre há quanto tempo não dirigia... Essas coisas... Henri quis saber se se tratava de Nadine. Anne disse que sim e perguntou se ele sabia de algo... Henri falou que tinha algumas suposições a respeito, que ficaria em casa e que estaria à disposição.
Anne tomou o assento do motorista e seguiu pensando que de modo algum poderia sofrer um acidente... Enquanto dirigia refletiu sobre as palavras de Henri e calculou que, talvez na opinião dele, Vincent mentira... Passou a imaginar que talvez Nadine nem estivesse no pequeno bosque... Pensou também que isso até poderia ser bom, já que não suportava pensar na filha machucada e em apuros, distante de casa, durante toda a noite que havia se passado.
Enfim, Anne chegou ao cruzamento detalhado no mapa. Mas não viu ninguém... Buzinou conforme o combinado, esperou, desligou o motor do carro e decidiu descer... Caminhou até a pequena concentração de árvores e chamou pela filha várias vezes, mas não obteve resposta... Pensou sobre muitas coisas, principalmente sobre uma provável prisão da moça... Pensou no jovem Diego idealista... Beirando ao desespero, Anne decidiu que devia procura-la pelas estações da proximidade... Algo só possível com o auxílio do mapa e do carro... Não via ninguém na estrada... Imaginou que a filha não possuísse um mapa como aquele e, por isso, devia estar perdida.
Anne decidiu-se... Percorreria toda a região ainda que todo o combustível se esgotasse... De repente, numa estradinha com plantações dos dois lados, subindo a um planalto, encontrou Nadine caminhando em sua direção. A moça apenas perguntou se a mãe estava ali para procurá-la e se estava se sentindo furiosa... É claro que Anne ficou muito nervosa com tudo aquilo, mas podemos dizer que sua tensão havia diminuído depois de reencontrar a filha... Anne quis saber por que ela não havia permanecido junto às árvores, e ouviu Nadine dizer que tinha ficado aborrecida e que pensou que a mãe não iria buscá-la... Contou que desejava pegar um trem em Clermont...
Já no carro, Nadine tirou os sapatos e pôs-se a massagear os pés... Anne quis saber em quê ela havia se metido, mas a outra não respondeu imediatamente... Notando que a filha mantinha um segredo, falou que tudo se esclareceria porque, fosse o que fosse o ocorrido, seria noticiado no jornal... Nadine notou que mais cedo ou mais tarde a mãe saberia das ações de seu grupo. Então contou sobre uma velha que vivia em Azicourt e que havia denunciado dois moços judeus que acabaram desaparecendo... O grupo de Vincent tinha certeza de que ela era a culpada pelo sumiço dos moços, então resolveu que dariam uma “lição” na velha senhora. Os moços achavam que ela merecia uma punição exemplar.
O grupo descobriu que ela tomava conta de um café e fizeram um plano para pegá-la no recinto... Contaram com a colaboração de Nadine, que há muito queria atuar com eles... Aguardaram que os últimos clientes deixassem o estabelecimento, e quando ela estava fechando o café, Nadine chegou implorando que a atendesse por um breve momento... A mulher a recebeu e, enquanto fazia o atendimento, foi capturada pelos rapazes. Eles a levaram para o porão... Nesse momento da narrativa da filha, Anne se assustou e perguntou se não fizeram algo pior... Nadine negou, e disse que rasparam-lhe a cabeça.
Nadine finalizou dizendo que enquanto os moços executavam o seu plano, ela trancou a porta, apagou a luz e tomou aguardente... Depois o bando seguiu vários quilômetros, mas Nadine não conseguia acompanhá-los, já que haviam decidido retornar por Chantilly... Foi então que a deixaram no bosque.
Anne sentiu-se indignada e pediu que Nadine prometesse que se afastaria do grupo de Vincent... A moça disse que eles não a aceitariam mais. Mas Anne queria ouvir um compromisso da filha em relação aos rapazes, caso contrário a tiraria de Paris... Nadine pediu que, em troca de sua promessa, Anne não falasse nada do ocorrido a Robert... Esse não era o procedimento do casal, mas Anne levou em consideração que o marido estava enfrentando muitas dificuldades e não merecia mais aquela aflição... As duas trocaram promessas... Anne ainda quis saber se a filha não tinha deixado nenhum vestígio de sua participação...
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2013/04/os-mandarins-de-simone-de-beauvoir-anne_11.html
Leia: Os Mandarins. Editora Nova Fronteira.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas