quinta-feira, 11 de abril de 2013

“Os Mandarins”, de Simone de Beauvoir – Anne e Nadine retornam à rotina; a mãe preocupa-se com os riscos que a filha estava correndo; os jornais não noticiaram nada a respeito da violência à velha mulher; Nadine não crê em sua aprovação nos estudos e, de mau humor, diz que provavelmente se tornará um tipo comum

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2013/04/os-mandarins-de-simone-de-beauvoir-o.html antes de ler esta postagem:

Nadine explicou que Vincent havia tomado todas as providências para que nada desse errado enquanto realizavam a tarefa... Sendo assim, garantia, Anne não devia se preocupar com possíveis vestígios da participação da filha... Mas a moça demonstrou preocupação e quis saber o que poderia ocorrer-lhe se fossem pegos. Anne tranquilizou-a e disse que a filha era apenas cúmplice. Falou que Nadine era ainda muito jovem, mas Vincent arriscava-se muito... Desejou mesmo que o rapaz acabasse na prisão... Aquela “tarefa” era muito mesquinha... Anne fez questão de dar a sua opinião.
Nadine quis saber se Henri não havia criado dificuldades sobre o empréstimo do carro... Anne respondeu que era bem provável que ele já soubesse das atividades do grupo de Vincent... Na sequência, Nadine criticou o modo como Vincent não se importava em falar abertamente a respeito do desencadeamento das atividades e sobre sua opinião de como proceder no pós-guerra. Lamentou, sobretudo, que falasse demais com Sézenac, um tipo perigoso e viciado em drogas... Mas ela reconheceu que os dois tinham uma amizade muito solidificada...
Para Anne, a filha deveria convencer Vincent a abandonar as “ações de justiçamento”, mas Nadine respondeu que ninguém conseguiria dissuadi-lo... De volta a casa, Nadine recolheu-se... Anne disse a Robert que havia saído para se distrair um pouco... Dubreuilh estava tão preocupado com seus planos políticos que nem questionou sobre a inusitada iniciativa da companheira... Ela ligou para Henri e agradeceu, tranquilizou-o sem entrar em maiores detalhes sobre o resgate da filha.
O dia seguiu e, com ele, a rotina da clínica... Anne mal conseguia lidar interessadamente com os pacientes... Observou os jornais da tarde e viu que nenhum trazia notícias sobre os episódios do grupo de Vincent... Ainda pensou muito sobre o envolvimento de Nadine e concluiu que a garota precisava de sua ajuda... Refletiu sobre a possibilidade de permanecer ao seu lado, e isso significava recusar o convite para o Congresso nos Estados Unidos.
Anne angustiou-se, pois percebia que ajudava aos pacientes que não possuíam nenhum vínculo com ela. Mas em relação à própria filha via-se impotente, sem a menor condição de oferecer-lhe ajuda... A relação das duas era assim mesmo... O grupo do qual faziam parte era de ateus, e até sobre isso ela refletiu... Não estava fácil aceitar que a filha se envolvesse em situações de risco e perder-se definitivamente... Isso é muito pesado aos que só acreditam na existência de única chance, sem outra oportunidade (como acontece com os que oram e fazem promessas a Deus).
No dia seguinte, Anne viu Nadine despertar e se dedicar aos estudos de química. À noite, a moça protestou e garantiu que seria reprovada no exame... Anne tentou animá-la dizendo que a filha sempre foi aprovada nos testes que realizou... A autoestima de Nadine estava em baixa, então respondeu que certamente seria reprovada, e assim não poderia exercer nenhuma carreira... Anne persistiu em sua tentativa de reanimá-la elogiando a sua dedicação na Vigilance e que a qualquer momento ela poderia se decidir por uma carreira... Mas Nadine continuava despejando mau humor e falou que talvez tivesse nascido para se tornar um tipo comum, casada, com filhos para criar, panelas para lavar... Aliás, protestou dizendo que estava complicado inclusive para encontrar algum homem que se interessasse por ela... Disse que até gostavam de dormir com ela, mas era só isso. Anne argumentou que a filha tinha esse gênio de não admitir que alguém pudesse se interessar por ela...
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2013/04/os-mandarins-de-simone-de-beauvoir-anne_6913.html
Leia: Os Mandarins. Editora Nova Fronteira.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas