terça-feira, 19 de junho de 2012

Vamos exibir mais estes "Sonhos" de Kurosawa?

Pode ser interessante acessar também http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/06/vamos-exibir-sonhos-de-kurosawa.html
Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/06/filme-sonhos-de-akira-kurosawa-outro_11.html e http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/06/filme-sonhos-de-akira-kurosawa-outro_17.html antes de ler esta postagem:


Esses dois episódios de Sonhos, de Akira Kurosawa, são muito bonitos e instigantes. Eles são assustadores também.
Sobre o “sonho das nevascas na montanha”: Analogias com a vida são inevitáveis. Vemos os homens lutando para chegar ao acampamento... Eles estão perdidos e exaustos. Não sabem onde está o acampamento porque perderam completamente o sentido de direção. Sofrem com a tarefa dificílima, e seu raciocínio começa a falhar... O líder do grupo carrega sobre os ombros a responsabilidade de mantê-los animados.
Mais uma nevasca... E o líder também se rendeu à força da natureza. Está exausto e deita-se sobre a neve... Tenta recuperar as energias, pois o seu objetivo é prosseguir.
Então aparece a figura mítica. A mulher que não ostenta nenhuma vestimenta apropriada para aquele frio rigoroso... Ela diz que “a neve é morna e o gelo é quente”.
É... A mulher da neve, conhecida como Yuki-onna, pode nos levar a pensar que está dando um alento aos sofredores da montanha... O seu canto é sedutor, e o homem acabaria sucumbindo, mas de repente ocorre o despertar e a morte se afasta... Assim ele tem condições de levantar os companheiros, seguir caminho...
A calmaria voltou, e o acampamento pode ser avistado. Estão “de volta à vida”.

(...)
Sobre o “sonho da travessia do túnel”: Analogias com a passagem da morte são inevitáveis.  Vemos o oficial caminhando em direção ao túnel... Ele vai atravessá-lo. Encontra o raivoso cão que o intimida... Esse animal pode ser relacionado a Cérbero, o cão de mais de uma cabeça que guardaria o reino dos mortos (Hades) da mitologia grega.
Não sabemos o nome do comandante. No sonho vemos um tipo perturbado... O soldado Noguchi, próximo a ele (pelo menos em seus últimos instantes), morreu em seus braços... E todo o 13º Pelotão também... Ele se sente mal, considera-se culpado por ter enviado seus homens à carnificina. A passagem pelo túnel tem seus riscos (o cão, ou encarar os traumas), mas se faz necessária.
Ele despeja a sua indignação. Pois, tendo sobrevivido nos campos de prisioneiros dos inimigos, passou por momentos em que teria preferido a morte. Encara os seus mortos e ordena (assim como fazia quando eram vivos) que deixem este mundo. E eles partem definitivamente. O comandante poderá voltar pelo túnel, mas é claro que antes disso passará pelo cão raivoso... O sonho acaba... Mas você deve saber que o Cérbero da mitologia não permitia que aqueles que ousassem visitar o Hades saíssem vivos de lá. 
É só um sonho.
Indicação (livre)
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas