quinta-feira, 7 de junho de 2012

Filme: O Ovo da Serpente – Revelações do doutor Silbermann; Abel está muito irritado; Manuela está sofrendo

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/06/filme-o-ovo-da-serpente-o-trabalho-de.html antes de ler esta postagem:

O falante doutor Soltermann adoeceu. Então é Silbermann quem conversa com Abel... Ele diz que tem algumas revelações para fazer ao assistente... Fala que algo terrível acontece na clínica e mostra uma pasta com vários relatórios detalhados e definidos como secretos. Abel parece não ver importância naquilo, olha para o doutor e solta um “e daí?”
Silbermann diz que experiências muito estranhas, sob a supervisão de Soltermann, aconteceram na clínica. Leva Abel a refletir sobre a informação, mas ele não tem como imaginar nada sobre a declaração que o doutor estava fazendo. Então Silbermann revela que se tratava de experiências com seres humanos.
Na sequência vemos Rosenberg encaminhando-se para a longa fila de funcionários em busca de um bocado de comida para levar para casa. O relógio indica seis e dez da tarde, o cenário é de uma luz bem tímida, o ar está úmido e frio. A distribuição é bem organizada. Suas embalagens têm uma etiqueta com sua identificação. Logo ele está na casa nº 28 da St.Anna Klinik jantando com Manuela.
Ela come silenciosamente, mas Abel aparenta irritação e a primeira reclamação que faz é sobre o barulho da máquina, que o deixava louco... A pálida Manuela diz que não percebeu nada. Abel questiona a companheira, que deve ter ouvido o barulho... Manuela fala que ouviu apenas após ele ter mencionado... Ele levanta-se e vai até uma vidraça... Está nitidamente agitado e fala que tudo aquilo é uma armadilha, que estão confinados... Manuela continua comendo disciplinadamente e diz para ele não ter comportamento histérico. Mas Rosenberg está mesmo irritado, aproxima-se do fogão e fala que o gás pode estar vazando. Manuela responde que não. Ele pergunta sobre como ela pode ter certeza, e a outra esclarece que havia testado... Abel não se conteve de tão nervoso que estava. Empurrou a cabeça de Manuela para trás (enfim ela tirou a atenção do prato de comida) e disse que se fez isso era porque ela também desconfiava de vazamento de gás na casa.
Ela pede para Abel parar de gritar como um louco e fala que se ele quiser ir embora que faça isso... Ela está exausta e ele está tomado de irritação. Abel consegue apenas perguntar se ela deseja que ele saia da casa. Manuela dispara que não aguenta mais aquela situação, fala que tinha feito de tudo para garantir uma condição razoável para os dois e que já não se importava com os medos de Rosenberg... 
Manuela está transtornada, sabemos que ela está vulnerável porque está adoecida... O seu cuidado com Rosenberg exigia muito dela. O seu desabafo revela que, naquele momento, vivia no limite da paciência. Abel ouve tudo e pergunta novamente se ela quer que ele se vá... Aos prantos, Manuela responde que não. Então Abel senta-se novamente. Ele passa a mão sobre o cabelo de Manuela, que se levanta e o abraça... Seus gestos são os de uma pessoa febril e atordoada. Ela busca conforto no abraço de Abel, mas ele está muito confuso e se esquiva... Levanta-se, agasalha-se, pega um maço de dinheiro da bolsa de Manuela e sai para a noite... Vemos a tela se encher do rosto de Manuela, que definha em sua solidão.
Indicação (18 anos)
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/06/filme-o-ovo-da-serpente-abel-segue.html

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas