quarta-feira, 20 de junho de 2012

Filme: Sonhos, de Akira Kurosawa – Outro sonho – “visitando” telas de Van Gogh; perseguindo o artista

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/06/filme-sonhos-de-akira-kurosawa-uma-vez.html antes de ler esta postagem:

Há uma exposição. Vemos quadros de Van Gogh... As lentes do cineasta passam por eles. Os motivos emoldurados são bem conhecidos porque este é um dos gênios holandeses dessa arte... Vemos “uma noite”, "girassóis num vaso”, “um campo de trigo”, “corvos sobrevoando o trigal”... Um jovem (aparentemente artista) caminha próximo à parede. Leva uma bolsa e algumas telas... Decide sentar-se para apreciar melhor os quadros. Pode ser um estudante de arte... Um aspirante... Está deslumbrado pela obra do mestre.
Vê-se que as telas o atraem... Levanta-se novamente... Observa de perto “a cadeira”, “o quarto do artista”... A “ponte levadiça sobre o rio”, “a carruagem”, “as lavadeiras”.
Não é que o moço “entrou neste quadro”?
Ele caminha pela margem do rio onde estão as lavadeiras. Pergunta a elas se sabem onde mora Van Gogh... elas apontam para o outro lado, possível de ser alcançado depois de atravessar a ponte. Mas o alertam para que tome cuidado, pois o artista acabara de sair do hospício. Elas caem na gargalhada enquanto o moço toma o rumo desejado.
O rapaz atravessou a ponte e caminhou por um trecho florido... Atingiu uma área de trigais... Percorre entre os trigais e num descampado encontra Van Gogh trabalhando. O artista está com um lenço passando pela cabeça, envolvendo sua orelha.
Ao perceber a chegada do forasteiro, Van Gogh diz que “Toda natureza tem sua beleza”... “A cena se pinta sozinha para mim”; “Mas é difícil segurar aqui dentro”; “Trabalho como a locomotiva”; “O tempo está acabando”; “Tenho tanto a pintar"...
O moço a tudo ouviu sem nada a dizer. Estava encantado. Abriu a boca e só saiu um “O senhor está ferido?”
O Van Gogh do sonho respondeu que esteve pintando um auto-retrato e, como não conseguiu definir a orelha, descartou-a. O artista recolheu seu material e retirou-se... O moço está perdido em seu sonho e o que mais deseja é encontrar Van Gogh. Então inicia a perseguição e os cenários pelos quais passa, na verdade, são desenhos e pinturas do mestre... Percorre suas paisagens, passa por alamedas e trilhas.
De repente temos as mesmas "reais" paisagens holandesas do artista e o moço está num trigal. Ao longe vai Van Gogh, cujo caminhar espanta corvos... A tudo isso o rapaz vê à distância.
Ouvimos o som de uma locomotiva... Novamente o moço está na galeria.
Fim do sonho.
Indicação (livre)
Continua em https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/07/filme-sonhos-de-akira-kurosawa-outro.html

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas