sexta-feira, 16 de março de 2012

"Corações Sujos", de Fernando Morais - comunidade nipo-brasileira no alvo político dos ademaristas

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/03/coracoes-sujos-de-fernando-morais_12.html antes de ler esta postagem:

Falta tratar aqui do envolvimento que a questão japonesa provocada pelas ações da Shindo Renmei teve com os acertos políticos engendrados por ocasião da redemocratização. Vimos anteriormente (http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/02/coracoes-sujos-de-fernando-morais-o_18.html) que o pessoal da Shindo foi agraciado pelo governador eleito do estado de São Paulo, Ademar de Barros. Ele havia sido interventor (entre 1838 e 1841) neste estado ao tempo do longo governo do presidente Vargas. Com o fim do Estado Novo e o retorno das eleições pelo voto direto, Barros contava com apoio considerável.

Ele pertencia ao PSP (Partido Social Progressista, resultado da fusão de outros partidos menores), criado por ele mesmo. Sua candidatura contou com o apoio do PCB, que adotava uma política de alinhamento em relação a todos os dirigentes que haviam apoiado a guerra contra o nazi-fascismo (embora Vargas houvesse perseguido os comunistas no Brasil, vimos que, depois de considerável tempo de vacilação, declarou guerra ao Eixo... O PCB seguiu as orientações de Moscou em suas alianças de pós-guerra).

Apesar de Barros contar com a vantagem de ter permanecido por mais tempo em evidência que os demais candidatos (Hugo Borghi pelo PTB; Mário Tavares pelo PSD; Antônio de Almeida Prado pela UDN), sua vitória não era garantida.

Os correligionários de Ademar sabiam que havia uns 15 mil eleitores entre os filhos de imigrantes japoneses. Eram nascidos no Brasil e obviamente registrados como brasileiros. Barros não se importou em fazer malabarismos para conseguir o apoio dos outrora inimigos comunistas, então, atrair o eleitorado nipônico (da “japonesada”, como ele mesmo dizia) não exigiu maiores esforços. O advogado Paulo Lauro que defendeu os “sete samurais” de Tupã no começo de 1946, por exemplo, era dirigente do PSP e Ademarista convicto... Então, a sua adesão à causa dos nacionalistas da Shindo já se evidenciava neste episódio... Mais tarde, após a eleição de Ademar, Lauro seria nomeado prefeito da capital.

Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/03/coracoes-sujos-de-fernando-morais_17.html
Leia: Corações Sujos. Companhia das Letras.


Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas