A questão dos imigrantes tornou-se tema de debates dos deputados e senadores que elaboravam a Constituição... Algumas propostas pretendiam que, dados os episódios em São Paulo, todo asiático que entrasse no país realizaria um exame de sanidade mental. Mas foi a Emenda 3165, de Miguel Costa Filho, que provocou as discussões mais acaloradas. A Emenda proibia a entrada de japoneses no país... Havia os que consideravam a proposta odiosa, e esse era o caso de Aureliano Leite; mas havia os que a apoiavam, e este era o caso (como já citado anteriormente) dos comunistas de Luis Carlos Prestes.
O sociólogo Gilberto Freyre, eleito constituinte pela UDN (União Democrática Nacional) de seu estado, proferiu discursos contrários à Emenda, e citou o próprio exemplo de “bem recebido” como exilado nos Estados Unidos... E falou de outros casos de personalidades que tiveram de se instalar em outras paragens e, graças a isso, puderam se notabilizar mais tarde... Para ele, o Brasil, que tem população miscigenada, não podia permitir que tal Emenda fosse aprovada, legitimando xenofobismo e racismo.

Os debates, como podemos notar, eram intensos e prolongaram-se até o fim de agosto... O presidente da Assembleia, que era o senador Fernando de Melo Viana, notava que os constituintes já haviam discutido suficientemente e que não era possível perceber mudanças entre os que manifestavam publicamente seu parecer a favor ou contra a Emenda... Os argumentos eram os mais diversos, uns considerando que tratava-se de inconstitucionalidade; outros apelavam contra o odioso caráter racista da Emenda proposta; alguns inspiravam-se no exemplo norte-americano na adoção de medidas para impedir a grande concentração de imigrantes japoneses... Ao final das discussões questionavam se a Emenda faria parte do Corpo principal da Constituição ou de suas Disposições Transitórias... A votação, enfim, ocorreu e deu em empate... Foram 99 votos a favor e 99 votos contra...
Coube ao presidente da Constituinte a decisão final... E ele votou contra, assim, a Emenda foi rejeitada.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/03/coracoes-sujos-de-fernando-morais_10.html
Leia: Corações Sujos. Companhia das Letras.
Um
abraço,
Prof.Gilberto