sábado, 24 de março de 2012

"Corações Sujos", de Fernando Morais - Namide Shimano e Katsuo Yagui

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/03/coracoes-sujos-de-fernando-morais_24.html antes de ler esta postagem:

Os parentes de Namide Shimano o viam como um tipo trabalhador e solitário... Não sabiam que ele estava cada vez mais distante dos afazeres de pacato camponês. Ele se envolveu de corpo e alma na causa dos “patriotas”...
Foi em Cafelândia que Shimano conheceu Akira Fugimoto. Este era membro da Shindo Renmei, selecionado como tokkotai para participar do atentado ao chacareiro Tominaga na localidade de Mil Alqueires... Fugimoto conseguiu atrair Shimano para a seita. Assim, ele também se tornou um tokkotai e assassinou Goiti Mori, um makegumi da cidade de Bilac.
Sua história se cruzará com a do personagem abaixo...
(...)
Um dos ameaçados pela Shindo era Katsuo Yagui, filho de Buhati Yagui que, no início do século servira o imperador Taisho (pai de Hiroíto). Katsuo tinha uma das mais sofisticadas formações que um japonês da colônia poderia ostentar... Era versado em várias línguas e desportista de muitos atributos. Destacava-se como faixa preta de judô e era dono de uma pontaria certeira... Seu pai havia se transferido para o Brasil na condição de chefe de famílias de colonos e gozava de um alto status social... Em Braúna tornou-se próspero cafeicultor e logo passou os negócios ao filho, transferindo-se para a capital, onde se dedicou às operações na Bolsa de Valores.
Katsuo percebia que a Shindo Renmei o incomodaria devido à prosperidade de sua família e ao seu estilo de vida mais “ocidentalizado”... Sua personalidade era marcante entre os membros da colônia, que o conhecia como Napoleão Yagui... Ele mesmo cuidava de antecipar a todos que retaliaria qualquer ação dos terroristas contra os seus familiares... Ele não se amedrontava e, ao saber que o amigo Yoshio Abe também era alvo de terroristas, convenceu-o a treinar tiro e táticas para combater os inimigos.
O dia 10 de julho de 1946 foi marcado por ações tokkotai nas cidades de Bilac, Borborema, Mil Alqueires, Cafelândia e Getulina. Sete japoneses foram mortos naquela ocasião (entre eles, Goiti Mori, makegumi da cidade de Bilac citado acima)... Napoleão Yagui também era um dos alvos. Três tokkotai haviam aguardado a sua chegada durante todo o dia. Ele parou seu caminhão em frente à sua casa, em Braúna, apenas às 16:00 daquele dia... Logo os assassinos invadiram a residência...
Apesar de sua superioridade, não foram páreo para Napoleão, sua esposa Matsu, e o filho Paulo, de apenas 10 anos... A família lutou com os tokkotai e conseguiu sair ilesa... O episódio ainda foi marcado pela perseguição que os tokkotai sofreram do açougueiro Jasão, que tentando laçar, sem sucesso, os fugitivos.
Essa história não terminaria por aí.
Leia: Corações Sujos. Companhia das Letras.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas