sábado, 18 de fevereiro de 2012

"Corações Sujos", de Fernando Morais - o massacre em Osvaldo Cruz

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/02/coracoes-sujos-de-fernando-morais_18.html antes de ler esta postagem:

Se você pensa que o que aconteceu com Takeiko representou a manifestação brutal coletiva de pessoas que transpiravam ódio contra o imigrante japonês, deplorará os fatos da narrativa que segue.
Muitos dos que assistiam ao massacre que Takeiko sofria sentiam-se contagiados e passaram a invadir casas de famílias japonesas, arrastavam-nas às ruas para espancar. Mulheres, crianças, jovens ou velhos não escapavam da ira de pessoas que, no cotidiano, eram pacatas...
Japoneses eram capturados a laço, humilhados e surrados. O panorama era de “histeria coletiva” e o prefeito (Valdemar Pio de Oliveira) e o delegado (Eduardo Paixão) tentaram, através do serviço de som (com suas cornetas típicas das cidades interioranas), acalmar as pessoas e solicitar que elas voltassem às suas casas... Mas foi em vão... O teatro de horrores prosseguia e os japoneses eram jogados de um lado para o outro, para o alto, atirados ao chão, atingidos com pauladas e com objetos perfurantes.
O médico Osvaldo Nunes passou a socorrer os feridos. Sua atitude foi reprovada pelos mais violentos, que tentavam impedi-lo. O doutor empunhou uma arma e fez ameaças aos ensandecidos. Conseguiu levar alguns feridos para a delegacia, onde esperava protegê-los, e tratou de ligar para a Companhia do Exército em Tupã.
Havia uma grande preocupação em relação à chegada das crianças de famílias japonesas sitiantes para o período escolar que se iniciaria... Felizmente elas foram protegidas a tempo. A brutalidade cessou após a chegada dos militares...
O lamentável episódio fez o pessoal da Shindo Renmei se unir ainda mais em torno de suas convicções, seus militantes consideravam os makegumi (mais precisamente Abe e Suzuki, que haviam escapado dos recentes atentados) responsáveis pelo massacre nas ruas de Osvaldo Cruz.
Surpreendentemente, no começo de 1947 chegou à Delegacia da cidade uma Ordem de Prisão contra Abe. Essa deve ser considerada a vingança da Shindo... E só pode ser entendida a partir dos laços políticos que ela estabelecia com Ademar de Barros, político populista eleito ao governo do estado. Em sua campanha eleitoral ele conseguiu o apoio da Shindo em troca de certas promessas.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/02/coracoes-sujos-de-fernando-morais-o_20.html
Leia: Corações Sujos. Companhia das Letras.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas