quarta-feira, 14 de março de 2012

Filme: Quem quer ser um milionário? - Jamal conhece Latika; com Salim, foge do mafioso Maman

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/03/filme-quem-quer-ser-um-milionario-as.html antes de ler esta postagem:


Jamal e o irmão Salim fogem... Para o nosso protagonista a grave situação vivenciada na infância tinha ares de aventura como as narradas a partir do livro de Alexandre Dumas na escola. Tanto é que, na ocasião em que conhece a menina Latika na chuvosa noite, quando encontraram guarida num vagão de trem, o que vinha à sua mente era a fantasia de serem os dois mosqueteiros que conhecia (Athos e Phortos), enquanto que a garota talvez fosse o terceiro... Jamal pede ao irmão que acolha a menina, mas o mais velho não concorda... Mesmo assim, na certeza de que o irmão estava dormindo, Jamal convida Latika que, aliviada, retira-se da chuva... Salim fingia dormir, percebeu a ajuda que o irmão deu à menina, mas não protestou.

Os três, então, buscam a sobrevivência... E conseguem isso num lixão. Passam dias de grande sufoco, até que chega Maman oferecendo alimentação e refrigerantes às crianças. Os três esperam tempos melhores, porém percebem que acabaram explorados junto com várias outras crianças de rua pelo mafioso. O trabalho delas consiste em pedir esmolas nas ruas, bares, restaurantes e nos faróis aos motoristas. Maman é inescrupuloso e faz com que as crianças se apresentem de modo a atrair mais sentimentos de piedade e, com isso, donativos maiores... Ele percebe que pode usar Salim como uma espécie de líder dos órfãos para torná-los mais eficientes... De fato, vemos um Salim incorporando essa missão. Ele se torna tão antipático para as demais crianças que Latika prega-lhe uma peça (pimentas vermelhas no calção).

Maman explora todas as potencialidades das crianças. Quer que se pareçam dignas de misericórdia, que se apresentem com bebês nos braços... E que cantem...

O seu mais baixo golpe era o de cegar as crianças com requintes de crueldade. Os meninos ensaiavam a voz, pois esperavam tornar-se “profissionais da negociação” da esmola. Numa noite, Salim foi encarregado de trazer os meninos para se apresentarem a Maman. A audição macabra terminava com o entorpecimento da criança e a subsequente “queima da retina” com um ácido... Salim teve de trazer o irmão para o chefe... Em suas conversas com a amiga Latika, Jamal se mostrava empolgado com a possibilidade de “promoção”.

Salim podia desempenhar bem o seu papel de auxiliar de Maman entre os órfãos, mas não havia se tornado um mafioso, como talvez fosse o desejo do corruptor. Ele viu que para Maman o que interessava era apenas se enriquecer às custas da vil exploração das crianças. No último instante, Salim consegue livrar Jamal das mãos do capanga de Maman. Corajosamente atirou o ácido no rosto do carrasco.
E os dois fogem... Jamal consegue atrair a amiga Latika para a fuga. Os meninos perseguidos entraram no vagão de um trem em movimento, mas percebemos que Salim deixa Latika abandonada e à mercê de Maman.
(...)
O tempo passa e os dois irmãos sobrevivem viajando de trem pelo país... Arranjam trabalho em diversas localidades... Inclusive num restaurante, onde aprendem a enganar os clientes das mais diversas formas, como enchendo garrafas com água extraída de torneiras e lacradas com cola para serem consumidas como se fossem envasamentos especiais... Os meninos vendem bugigangas pelos trens e, atravessando a Índia, chegam ao Taj Mahal... Tornam-se guias “não oficiais” de turistas endinheirados... Roubam sapatos que são deixados à entrada do palácio e os vendem nas feiras...
Vemos Jamal apresentando a “verdadeira Índia” a um casal turista americano e levando-o aos lugares pobres e esquecidos pelas autoridades. No episódio, adolescentes da favela furtam acessórios luxuosos do automóvel dos visitantes. Isso resulta numa sova que Jamal leva de um indiano... A mulher se mostra indignada com o tratamento dispensado ao menino, protege-o, solicita ao marido que pague pelo serviço que prestou. Ela diz que dessa forma o garoto e o agressor adulto estariam conhecendo a “verdadeira América”...
Para Latika a situação não era das melhores... Maman tinha planos para ela... Esperava vendê-la virgem por uma fabulosa quantia em dinheiro para exploradores sexuais...
Para que o foco não se perca, precisamos lembrar que tudo isso é conteúdo da narrativa de Jamal ao investigador policial... Ele mostra que “a vida o ensinou” e, de alguma forma, contribuiu para o seu êxito no programa até então.
Indicação (16 anos)

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas